• Liderança e Pessoas
  • min

10 livros sugeridos para a formação do líder moderno

 

As obras abrangem conceitos fundamentais, ferramentas e habilidades do líder, seu papel no mundo tecnológico e especialmente, liderança positiva, indicadas ao blog da Expogestão pelo Programa de MBA FGV/Unisociesc.

O blog da Expogestão solicitou ao Programa de MBA da FGV/Unisociesc uma lista com obras sugeridas para a formação do líder moderno. Conheça as indicações, com curadoria do professor Flávio Costa, pós-graduado e consultor  em Psicologia Organizacional.

Com 27 anos de estudos sobre modelos e práticas de liderança, a proposta da Liderança Positiva foi a que melhor convenceu o curador Flávio Costa nos últimos cinco anos e por isso dedicou a ela quatro dos dez livros indicados.

 

Afinal, o que fazem os líderes?

A nova face do poder e da estratégia

John P. Kotter

Editora Elsevier

Kotter é um professor da Harvard University e escreve há bastante tempo sobre liderança. Este livro – que já está na 5ª edição – é um clássico sobre o tema, que traz importantes fundamentos conceituais, definindo o que significa liderança hoje com foco neste conceito. Uma contribuição muito interessante, abordada de forma clara e didática, é a distinção entre liderança – um papel específico, mais estratégico, mais orientado a pessoas e a gestão do negócio – e gerenciamento – a responsabilidade de quem está cuidando dos processos, das rotinas, dos indicadores e dos prazos.

A liderança segundo Peter Drucker: Novas lições do pai da Administração Moderna

William A. Cohen

Editora Campus

Este livro foi escrito por William Cohen, um aluno de Pós-graduação para Executivos de Peter Drucker que, apesar de ser considerado o pai da Administração Moderna, não chegou a redigir uma obra especifica sobre o tema.

Com muita disciplina, organização e de forma didática, Cohen, um general das forças armadas americanas, organizou e compilou as ideias deste grande pensador. Esclarece conceitos fundamentais sobre o entendimento da liderança nos dias de hoje. Com uma mudança bastante interessante do ponto de vista teórico, apresenta a liderança como um fenômeno de relacionamento interpessoal e não como uma característica do indivíduo, muito menos algo inato.

O Foco Triplo

Daniel Goleman e Peter Senge

Editora Objetiva

Daniel Goleman e Peter Senge são dois autores clássicos de livros para a gestão das organizações: Goleman é muito conhecido por sua contribuição acadêmica em torno da inteligência emocional e Senge, sobre aprendizagem nas organizações e como as empresas crescem e evoluem. Nesta obra, eles se reuniram para abordar ferramentas e habilidades que todo gestor – principalmente os mais jovens – precisa para evoluir como pessoa e líder. Os três focos indicados são o olhar para dentro de si (autopercepção), o olhar para o outro (empatia) e o conhecimento do entorno e do ambiente (cultura e clima das organizações).

Leader Coach. Coaching Como Filosofia De Liderança

José Roberto Marques

Este livro está na terceira edição. Ganhou muito destaque na mídia pela trajetória que o autor vem ocupando na formação de coaches. Não é um livro clássico e acadêmico sobre liderança, mas orientado para discussões de aplicabilidade. Traz muitas ferramentas e orientações para aqueles que estão vivenciando o desafio de ser líder e buscam algo para trabalhar a liderança no dia a dia.

Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial

Sandro Magaldi | Jose Salibi Neto

Editora Gente

Uma ótima dica para quem quer entender o mundo atual. Sandro Magaldi e José Salibi Neto são dois autores que estão em evidência no cenário de inovação e liderança e abordam conceitos modernos, discussões atuais, sobretudo o desafio do novo modelo de liderança para a 4ª Revolução Industrial.  É um livro não apenas para gestores e líderes, mas para todos os que encaram os desafios do tempo que estamos, onde a autoliderança também é importante. Trabalha um olhar diferenciado, mantendo os conceitos tradicionais de liderança com novas reflexões sobre as competências do líder para o mundo de hoje.

O jeito Harvard de ser feliz

Shawn Achor

Editora Saraiva

Com grande volume de vendas, este livro é fundamental para quem pensa em exercer uma liderança moderna, sobretudo por trazer uma reflexão profunda e científica sobre a Psicologia Positiva, a grande revolução das práticas de intervenção e gestão de pessoas.

O autor, professor e pesquisador da Universidade de Harvard, foi um dos responsáveis pela reconstrução do cenário da Gestão de Pessoas. Trabalhar a felicidade dos profissionais no mundo empresarial é hoje um diferencial competitivo marcante para a cultura das organizações e seu clima organizacional.

Positive Leadership

Kim Cameron

Quem se aventura nos processos de liderança de uma organização tem que estar atualizado com o que acontece de mais moderno e tem trazido os melhores resultados. Neste contexto, os novos conceitos de Kim Cameron sobre Liderança Positiva são fundamentais. A Liderança Positiva é considerada uma prática da Psicologia Positiva, que mostra como lidar com as pessoas nas organizações. De fácil leitura, a obra aborda os quatro princípios da Liderança Positiva e traz dicas estratégicas desta visão que é considerada uma virada sobre o que é e como se deve exercer uma liderança no mundo de hoje, seja em uma empresa ou em qualquer instituição onde as pessoas precisam intervir para gerir mudanças.

O poder da liderança positiva

Jon Gordon

Editora Alta Books

Liderança Positiva – Para atingir resultados excepcionais

Gilberto Guimarâes

Editora Évora

Liderança Positiva – O resgate dos pontos fortes, do flow e dos significados em nossas vidas

Minoru Ueda

Editora Qualimark

A Liderança Positiva alinha a visão de um mundo moderno com o desafio da gestão de profissionais que também são diferenciados, pela forma como nos relacionamos com o trabalho, como uma fonte de prazer e realização. Gerir felicidade humana nas organizações e trabalhar inteligência emocional passou a ser não apenas uma estratégia de gestão, mas um diferencial competitivo.

Enquanto os livros de Cameron (versão em inglês) e Gordon se concentram no poder da liderança positiva e de que maneira ela transforma efetivamente as organizações a partir desta nova atitude das lideranças; os outros dois trabalham mais a proposta prática e os princípios.