• ExpoGestão
  • min

Líderes e empresas acumulam conhecimento e habilidades, grandes aliadas em momentos de crise

Guilherme Bertani, presidente da Docol no “Conversas Essenciais”, uma das novidades da Expogestão Digital 2020. A conversa foi com Celio Valcanaia, sócio do Renaissance Executive Forums para Santa Catarina.

Valcanaia levantou temas importantes, que foram pontuados por Bertani ao longo da conversa. Entre eles, a influência das crises de mercado na transformação dos líderes, a solidão da gestão na tomada de decisões, o futuro dos negócios no Brasil e o pioneirismo da empresa em inovação.

Bertani pontuou que, ao longo dos anos, líderes e empresas acumulam conhecimento e habilidades que podem ser grandes aliadas em momentos de crise como o da covid-19. Para a Docol, que tem passado por essa crise de forma relativamente tranquila, algumas ferramentas destacadas foram o benchmark, a constante análise de cenários do mercado e a escuta ativa com os stakeholders da organização, identificando necessidades, anseios e diferentes pontos de vista a fim da melhor tomada de decisões da gestão.

O entrevistado, que também é vice-presidente da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) e membro da diretoria da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) destacou ainda a importância do desenvolvimento e engajamento dos colaboradores. Ter equipes qualificadas para transitar por diferentes cenários, e engajadas com o propósito da companhia é primordial para sua sobrevivência no mercado, principalmente em momentos de crise.

Por fim, Guilherme Bertani, que recentemente começou um trabalho com o Green Building Council Brasil, deixa sua mensagem de agradecimento, compartilhando a bússola do seu trabalho como gestor: fazer o certo,  não o que é conveniente para determinado momento, acreditando na diferença que faz um time qualificado, com  diversidade de opiniões e trabalhando com um diálogo aberto.