• Gestão e Negócios
  • min

Catarinense Pharma quer cobrir todo país com seu amplo portfólio

“Ser fonte de saúde”. Com esse propósito, o Catarinense Pharma segue em sua trajetória, chegando ao 76º ano de uma história pontilhada de conquistas. Hoje a marca está presente em mais de 95 por cento das farmácias do Brasil, distribuídas em mais de 80 mil pontos de vendas, em todos os estados. E a meta é ampliar a participação nesses locais, num esforço conjunto de logística, comercial e desenvolvimento de produtos.

Desde sua fundação, em julho de 1945, a empresa, que tem como valores alegria, humildade e honra, passou por constantes ampliações físicas e de escopo, e hoje atua no desenvolvimento e comercialização de medicamentos isentos de prescrição, fitoterápicos e suplementos alimentares, sempre visando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, com produtos de qualidade indiscutível.

Pesquisas mostram que, nos últimos dez anos, o brasileiro vem demonstrando maior preocupação com a saúde e que isso se intensificou com a pandemia. Atenta às necessidades do consumidor por produtos e serviços de qualidade, o Catarinense Pharma investe em novas linhas de produtos, consolidando sua posição como segundo maior produtor de polivitamínicos do Brasil.

O esforço de expansão teve um grande passo dado em janeiro de 2021, com a inauguração da primeira filial do grupo, em Aparecida de Goiânia, cidade próxima à capital de Goiás. Nesta filial a empresa tem operações de produção e centro de distribuição, num local estratégico, no centro geográfico do país.

O Catarinense Pharma dispõe de um portfólio com mais de quinhentos itens. Suas unidades ocupam 10 mil metros quadrados de área construída na sede, em Joinville, e outros 8 mil metros quadrados em Aparecida de Goiânia. Na matriz, um novo prédio foi inaugurado em 2015, mesmo ano em que houve a mudança na denominação, de Laboratório Catarinense para Catarinense Pharma. A mudança de marca teve como principal objetivo a diferenciação entre laboratório e indústria farmacêutica, especialmente para a comunidade local.

Lançamentos

A marca agrega, todos os anos, novos produtos aos seus segmentos. Nos últimos doze meses, entre os lançamentos na linha de suplementos alimentares, destacam-se os polivitamínicos com foco na imunidade, no público infantil e a vitamina D em gotas.

A linha Melagrião, tradicional marca da empresa, ganhou dois novos produtos: Bala em Lata e Gummies, bala em formato de goma com foco no público infantil, ambas fontes de vitamina C.

O Fitocalm, um fitoterápico a base de passiflora incarnata, produto destinado ao tratamento da ansiedade leve, e o Fitovital, outro fitoterápico com três ativos vegetais contra o cansaço físico e mental, também foram destaques entre os lançamentos.

Ainda no segundo semestre de 2021 estão previstos mais de dez novos produtos, que devem agregar em pelo menos 50 novos Sku´s no portfólio.

Os lançamentos se somam aos nomes tradicionais no mercado brasileiro, como Sadol, Melagrião e Figatil. Hoje, também os suplementos Ômega 3, Cloreto de Magnésio, Triptofano e Coenzima Q10 são líderes no mercado nacional.

Governança e visão de futuro

Atento aos novos rumos da economia e aos modernos princípios de governança, o Catarinense Pharma atua com forte responsabilidade social, oferecendo condições dignas de trabalho e apoiando ações comunitárias.

Destaca-se o IAFA – Instituto A Fonte da Alegria –, que desde 2001 mantém ações voltadas à melhoria da qualidade de vida das famílias, crianças, jovens, adultos, idosos e da comunidade, além de despertar a consciência social também em seus colaboradores, que participam como voluntários nas ações.

As iniciativas de Responsabilidade Social estão de acordo com a Visão da empresa, de “ser referência no segmento farmacêutico nacional, buscando parcerias, inovações e soluções que contribuam para a qualidade de vida das pessoas”.

Para os próximos anos, os investimentos em crescimento vão prosseguir, como atesta o CEO Alexandre Bornschein Silva: “Ao completar 80 anos o Catarinense Pharma quer estar entre as maiores farmacêuticas de OTC (produtos de venda livre de receitas) do Brasil. Para alcançar esse crescimento de forma sustentável estamos investindo em pessoas, excelência operacional, tecnologia e inovação. Somos ‘A fonte de saúde do Brasil’ e continuaremos firmes nesse propósito, auxiliando na saúde das pessoas através de nossos produtos”.