• ExpoGestão
  • 3,13 min

A Relevância do pensamento filosófico

Aristóteles, Platão, Nietzsche, Descartes, Hegel, Kant, Espinosa, Sócrates, Confúcio. De tão citados em nosso cotidiano, os grandes filósofos parecem fazer parte do nosso dia a dia, pelo menos em nossa lembrança. Muito bom seria se seus pensamentos inspirassem as nossas práticas, em nossa vida pessoal e no ambiente de negócios. Mas o que os pensamentos filosóficos têm a ver com o mundo corporativo? Que relevância podem trazer para as organizações? Por que e como podem ajudar os executivos e as empresas?
No meio corporativo, falamos de ESG, soft e hardskills, ética, compliance, equipes, engajamento, inteligência emocional, gerenciamento da pressão, conflitos, performance, liderança, valores, princípios… E tudo isto está diretamente relacionado a cada um de nós e como somos moldados para viver na sociedade.
Como uma referência, a escola filosófica estóica educa o indivíduo para enfrentar ambientes de crise, ensinando o autocontrole, o domínio da emoção para enfrentar as situações. Ensina como é importante a força do exemplo, de viver o que falamos, a coerência entre o pensamento e a prática. A força da disciplina, de ser duro consigo mesmo e gentil com os outros, de priorizar o coletivo, de sermos tolerantes, moldarmos nossa personalidade, sermos os senhores do nosso destino, assumirmos nossas responsabilidades, aconteça o que acontecer, e nos fortalecer em cada um destes acontecimentos.

Para trazer dicas, resgatar aspectos práticos e úteis da filosofia e nos auxiliar a incorporar o pensamento filosófico, a ExpoGestão convidou uma das maiores autoridades no assunto: a filósofa, professora e palestrante Lúcia Helena Galvão, que tem dedicado a maior parte de sua vida a estudar e ensinar filosofia.


Quem é Lúcia Helena Galvão

A filósofa é palestrante profissional no Brasil e no exterior. Seus cursos já somam mais de 20 mil alunos. Há 31 anos, é professora de filosofia da Nova Acrópole do Brasil, organização que atua em três eixos: filosofia, cultura e voluntariado. É fundadora e colaboradora do Projeto “Crianças para o Bem”, iniciativa social da Nova Acrópole que atende crianças com atividades de reforço escolar e oficinas profissionalizantes. Publicou livros sobre poesias, escreveu letras de músicas e produziu roteiros para peças teatrais.

Participe da Expogestão 2021

A edição 2021 da ExpoGestão será realizada em formato digital, de 19 a 21 de outubro. Além da possibilidade de assistirem às palestras, no dia, ao vivo, ou quando desejar, na plataforma ou no aplicativo, os executivos participarão da comunidade ExpoGestão, uma rede social privada, com troca de contatos de negócios e interação na timeline, chats, perguntas aos palestrantes, engajamento com sistema de gamificação, acesso ao resumo dos conteúdos e acesso às apresentações. Para saber mais sobre a programação visite www.expogestao.com.br.

Para atendimento a planos corporativos, entre em contato pelo WhatsApp (47) 99946-8175.

Para conferir a programação completa, CLIQUE AQUI.