• ExpoGestão
  • 4,25 min

“Qual é a sua olimpíada como gestor?”

A carreira de qualquer esportista de alto rendimento tem muitas semelhanças a de um empreendedor. A força de vontade para superar os desafios que uma piscina olímpica apresenta é a mesma que se deve ter para conquistar o mercado. E essa preparação segue os princípios da disciplina, qualificação e constante força de vontade.

O nadador Gustavo Borges apresentou nesta quarta-feira (20/10) aos participantes da ExpoGestão 2021 um paralelo da experiência vivenciada por ele ao longo de 20 anos como atleta, com o de empresário do ramo esportivo, em que criou uma metodologia própria de preparação de nadadores, envolvendo mais de 400 academias licenciadas.

Na palestra “Foco, disciplina e energia para você melhorar seus resultados”, Borges fez uma provocação aos participantes. Ele lançou a seguinte pergunta: “Qual é a sua olimpíada como pessoas ou gestores? Onde vocês querem chegar”?

“Tem que ter atitude de campeão. Atitude está relacionado a bons comportamentos. E campeão ao sucesso, de fazer algo com satisfação e com o resultado esperado. Eu sou apresentado como campeão olímpico, mas tenho duas pratas e dois bronzes. Mas eu me considero um campeão olímpico no meu sentimento, na minha forma de enxergar a palavra campeão”, disse.

Borges revelou que durante a carreira aprendeu a empreender pelo próprio corpo. Pela exigência de ter uma estrutura física adequada para cumprir os compromissos do esporte que ele praticava, foi necessário respeito à disciplina, gerenciamento do foco e planejamento. Todo esse aprendizado ele usou para gerenciar os negócios que ele administra, vinculados à gestão aquática, que envolvem mais de 150 alunos.

O nadador olímpico disse que os atletas têm características de serem protagonistas. Assim como o gestor, que precisar entrar em campo para fazer a coisa acontecer na empresa.

“É importante ter compromisso e fazer tudo de forma bem-feita. Na natação, o fazer bem-feito significa aquele centésimo de segundo que faz a toda a diferença no resultado. E identificando isso, tem que ver qual é o centésimo de segundo que preciso melhorar e evoluir. Isso você faz com excelência. Quanto mais protagonista você for, mais entrega você vai fazer”, explicou.

Administrador, formado pela Universidade de Michigan, Borges contou como é necessário ter foco no que faz. Essa concentração faz com que o resultado almejado se torne possível.

“O foco é se distrair menos. Deixar de lado tudo o que te atrapalha, o que não faz sentido. Tenha noção o que acontece ao redor, mas se concentre no que você busca. Se a minha mente flutuar e ficar vagando, o meu desempenho não vai se legal. Quanto mais tiver concentrado, melhor será o resultado”, ensinou.

Borges recordou das Olimpíadas de 1992 em Barcelona, quando não foi bem numa disputa dos 200 metros livres. Estava nervoso, perdeu a confiança e não estava confortável na estratégia.  Mas esse cenário foi motivador para ele se fortalecer para as olimpíadas seguintes, quando conquistou a prata.

“Eleve o sarrafo para o que você que fazer, com consistência. Quando você faz isso, você pensa na visão sistêmica dos processos, avalia todos os cenários. Seu que quero um resultado daqui a quatro anos, tenho que me preparar hoje, fazendo o melhor no curto prazo, buscando o aperfeiçoamento”, explicou.

Além disso, o medalhista olímpico também sugere que os gestores, ou qualquer pessoa que esteja fazendo um planejamento profissional, adote palavras que ajudem a estimular os seus propósitos. O nadador escolheu “protagonismo”, “ousadia” e “persistência”.

“Tenha palavras que são marcadores de sucesso para construir algo diferente na sua vida. Tome motivação todos os dias, energize-se todo o dia. Fuja das pessoas que só reclamam. Busque pessoas que estão disposta a retribuir. Quem agradece ganha, quem reclama perde”, ensinou.

As palestras da ExpoGestão 2021 acontecem de forma online. O evento acorre até o dia 21 de outubro, por meio do site da ExpoGestão. A organização é da Ópera Eventos Corporativos.