• Inovação e Tendências
  • 4,14 min

Tendências para Negócios em 2022

O ano de 2021 está se despedindo e a atenção está voltada para as tendências de 2022 em todas as áreas de negócios. Para orientar quem está interessado em fazer bons negócios no próximo ano, o Sebrae divulgou estudo sobre “Tendências para Negócios em 2022 – o que devemos ficar atentos para os próximos meses”.

De acordo com estudo do Sebrae, no primeiro semestre de 2021 houve um aumento recorde de abertura de micro e pequenas empresas no país. Somente nos seis primeiros meses foram cerca de 2,1 milhões de novos negócios, um crescimento de 35% em comparação ao mesmo período em 2020.

Com base no material divulgado, vamos mostrar as tendências que já vêm em alta nos últimos dois anos.

Fatores que todo empreendedor deve estar atento no próximo ano para gerar resultados satisfatórios:

E-commerce

Mesmo com a volta das atividades normais, a expectativa é que o mercado digital não sofra um retrocesso. A tendência é que ele siga se desenvolvendo no futuro.

Home Office

Essa é uma tendência que deverá ser mantida em 2022, no entanto, de maneira aprimorada.

Dropshipping

Vem ganhando popularidade e é uma aposta para o próximo ano. Esse é um tipo de negócio onde a pessoa atua, de forma intermediária, sem a necessidade de ter o produto ou serviço em si.

Criação de conteúdo

Com o aumento nas vendas online, o marketing digital se tornou ainda mais necessário. Dentro das inúmeras estratégias, a criação de conteúdo é uma das mais importantes.

Principais tendências para negócios em 2022

Importação de produtos

Recomenda-se uma boa pesquisa de mercado para não ficar limitado apenas ao mercado chinês e ter cuidado com as regras de importação e legislações em vigor para que todo o processo de importação ocorra dentro da legalidade.

Infoprodutos

O empreendedor passa a ser um criador de produtos digitais, como cursos online, e-books, audiobooks, infográficos, apostilas, videoaulas, aplicativos, livros e músicas.

Marketing de afiliados

Divulgação de produtos em plataformas online. A cada venda concluída, recebe-se uma comissão.

Setor alimentício

A grande vantagem desse setor é que existem várias maneiras de explorá-lo. É um dos nichos mais procurados entre os micro e pequenos empreendedores.

Telemedicina

O setor de telemedicina ganhou muita visibilidade nos dois últimos anos e deve, embora com um crescimento menor, continuar forte em 2022.

Artesanato

A preocupação com o meio ambiente e a mudança comportamental das pessoas tem levado a um crescimento na procura por itens artesanais.

Consultoria de marketing digital

Marketing digital é uma forte tendência e cresce a necessidade das marcas e empresas contratarem profissionais especializados nessa área.

Especialista em Facebook Ads e Google Ads

É preciso entender como funcionam as plataformas e como explorá-las da melhor maneira. É um trabalho que exige experiência e muito conhecimento.

Franquias

O setor de franquias ainda segue como uma boa aposta para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais consolidado no mercado.

Educação

Quem possui experiência nesse ramo poderá investir em uma empresa que prestam o serviço de aulas particulares para crianças e adolescentes.

Alimentação em casa

Com o delivery em alta, investir em franquias de marcas de alimentos que entregam em domicílio.

Farmácias

Um dos setores que mais faturaram nos últimos anos foi o farmacêutico. As redes de farmácias estão querendo ampliar cada vez mais os seus negócios. 

Clube de assinaturas

É responsável pela movimentação de mais de R$1 bilhão por ano no Brasil. Um dos motivos é que ele permite a estruturação de quase todos os tipos de negócios.

Estética

Segue em alta. O Brasil está entre os três maiores países do mundo que consomem produtos e serviços de beleza e bem-estar.

Veja o estudo completo do Sebrae