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E-commerce brasileiro cresce e representa 11% das vendas do varejo

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças de hábitos da população como forma de manter sua segurança sanitária. Não poder sair de casa levou as pessoas a procurar novas maneiras de fazer compras de praticamente todos os produtos, de itens para alimentação a produtos para casa. À medida que as compras online cresciam, as empresas foram intensificando seu processo de e-commerce, que foram a salvação para diversas empresas, de grande e de pequeno porte.

De acordo com relatório Recovery Insights da Mastercard, a digitalização acelerada movimentou globalmente mais de US$ 900 bilhões no último ano.

No Brasil, o e-commerce teve uma expansão de 75% em 2020, número que representa atualmente 11% das vendas no varejo, aponta o índice macroeconômico da Mastercard. Antes da crise, a participação do comércio eletrônico no varejo era de 6%.

Os dados são similares aos apresentados pelo relatório do Golden Sach, que prevê um crescimento de 31% no comércio eletrônico brasileiro em 2021. Esse índice representa um crescimento de 13% do e-commerce no mercado varejista neste ano.

O relatório Recovery Insights aponta ainda algumas tendências globais do e-commerce: os primeiros a adotar o comércio eletrônico estão em vantagem; ganhos digitais em supermercados e lojas com descontos parecem ser permanentes; o comércio eletrônico internacional cresceu 25-30% durante a pandemia e os consumidores passaram a consumir até 30% mais de varejistas online.

Segundo Betina Wecker, diretora de operações na Appmax, em matéria publicada no portal e-commercebrasil, para melhorar os resultados das vendas online, todas as etapas devem estar bem alinhadas, garantindo que o consumidor passe com sucesso por todas as fases da jornada de compra. A seguir, listamos as dicas de estratégia da executiva para aumentar o faturamento de vendas com e-commerce.

1 – Não deixe o consumidor escapar

Pense sempre que o primeiro passo é levar o potencial cliente para dentro do seu site. Na internet, em razão das segmentações de público, você divulga o produto ou serviço para quem tem interesse real na sua oferta. Ao conhecer bem seu público, é possível fazer campanhas assertivas e oferecer o produto certo para a pessoa certa.

2 – Ofereça uma experiência de qualidade

O seu possível cliente é impactado por todos os lados por ofertas em redes sociais e sites que acessa. Por isso, você precisa conseguir se diferenciar em relação à concorrência. São muitos detalhes, mas que garantem uma experiência positiva para levar o consumidor à finalização da compra.

3 – Vá atrás do seu cliente

O último estudo da Barilliance, divulgado em 2020, mostra que a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77%. Aposte forte em campanhas de remarketing para atrair novamente a atenção dessa pessoa que já demonstrou interesse na sua marca. Seja muito rápido para não correr o risco de o consumidor perder o interesse ou comprar de outra loja.

4 – Faça upsell e cross sell

Você pode melhorar a experiência do cliente e ainda aumentar o ticket médio focando em estratégias de vendas como upsell e cross sell. Ofereça produtos similares, desconto para o cliente levar um número maior de unidades do produto — e, até mesmo, frete grátis se o comprador aumentar o valor do pedido inicial.

5 – Preste um atendimento ágil e eficaz

Envie o produto o mais rápido possível e encaminhe o código de rastreio. Não deixe de estar sempre atualizando o status da compra para não gerar nenhum tipo de desconfiança por parte do cliente. Perder vendas desta forma é um erro cruel e resultará em prejuízos para o negócio.

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