Voltar 27 de Outubro de 2020
  • ExpoGestão

  • ExpoGestão min

Quem nos tornamos durante a pandemia: consumo e tendências

É fato: a pandemia do Covid-19 não foi a mesma para diferentes classes sociais, ampliando a desigualdade já existente. A afirmação é resultado de 27 estudos sobre os impactos do vírus na vida das pessoas, apresentado por Renato Meirelles, um dos maiores especialistas em consumo do Brasil, durante a Expogestão 2020. Em março, quando o Brasil implementou o lockdown, as classes mais altas se preocupavam com a falta de álcool gel na prateleira das farmácias. Aos moradores da periferia restava conviver com a ausência da água potável.

O brasileiro desenvolveu novos hábitos de consumo, ressignificou a casa tornando-a local de trabalho, escola e espaço para compras. Tudo passou a ser feito no ambiente doméstico. Além disso, outros três fatores condicionaram os hábitos durante a pandemia: a queda da renda nas famílias, presente em 64% dos lares, a missão de se proteger da doença e as percepções do contexto. Nesse contexto, a classe A se manteve fiel às marcas favoritas, já que as despesas de mercado pouco impactam o orçamento familiar. Nas classes C e D, foi necessário experimentar marcas novas de diversos itens para compensar a diminuição das receitas.

Algumas mudanças que pareciam ser momentâneas acabaram acelerando o processo de democratização tecnológica. Aos 39% que já faziam compras por delivery e pretendem manter esse hábito, foram somados outros 10% que pediram por aplicativos pela primeira vez. O Brasil avançou cinco anos ao longo de cinco meses. E não, não voltaremos ao que éramos antes. Pelo menos é isso que garante Renato, advertindo: “Não há motivo pra se preocupar. Depois da peste negra, por exemplo, veio o iluminismo, um dos maiores momentos de expansão de ideias e de renda”.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais
Rogga

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens

Patrocínio:




Apoio:

Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Sercompe
Silva Santana & Teston
Aylmer
Sympla
Hype50+
Moore

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci