• Gestão e Negócios
  • min

Como identificar CEOs de sucesso

CEOs de sucesso tendem a praticar com obstinação quatro comportamentos específicos que são essenciais ao seu desempenho

O cargo de executivo-chefe é difícil de preencher. De 2000 a 2013, cerca de um quarto das saídas de CEO da Fortune 500 foram involuntárias. A rotatividade custa aos acionistas cerca de US$ 112 bilhões em valor de mercado anualmente, de acordo com estudo da PwC de 2014 das 2.500 maiores empresas do mundo.

Números como esses, desanimadores tanto para quem tem a tarefa de escolher CEOs quanto para quem aspira ao cargo de diretor executivo, motivaram pesquisadores a se aprofundar neste tema, desenvolvendo o CEO Genome Project. Experiente em assessorar conselhos, investidores e os próprios CEOs nas transições, o grupo percebia que havia uma desconexão entre o que se pensava ser um CEO ideal e o que realmente levava ao alto desempenho.

O CEO Genome Project foi realizado ao longo de dez aos com o objetivo de identificar os atributos específicos que diferenciam CEOs de alto desempenho,  ou seja, que atendem ou superam as expectativas na função. O estudo contou com a parceria de economistas da University of Chicago e da
Copenhagen Business School e com analistas da SAS Inc. e incluiu o acesso a uma extensa base de dados da consultoria ghSmart com mais de 17 mil avaliações de executivos C-suite.

A análise feita pelos pesquisadores desafiou suposições amplamente aceitas no ambiente dos negócios. Um exemplo: embora os conselhos muitas vezes gravitem em torno de extrovertidos carismáticos, os introvertidos têm uma probabilidade ligeiramente maior de superar as expectativas. Mostrou, também, que praticamente todos os candidatos a CEO cometeram erros materiais no passado, e 45% deles tiveram pelo menos um grande problema na carreira que encerrou um emprego ou foi extremamente caro para a empresa.

A descoberta mais importante do estudo foi que os CEOs de sucesso tendem a praticar com obstinação quatro comportamentos específicos que são essenciais ao seu desempenho.

1. Decidir com rapidez e convicção

CEOs de alto desempenho tomam decisões mais cedo, mais rápido e com maior convicção e fazem isso de forma consistente – mesmo em meio à ambigüidade, com informações incompletas e em domínios desconhecidos. Também percebem que uma decisão errada pode ser melhor do que nenhuma decisão.

2. Envolvente para o impacto

Depois de definir um curso claro para os negócios, CEOs de alto desempenho  engajam funcionários e outras partes interessadas. Envolvem as pessoas, direcionando-as para o desempenho e alinhando-as em torno das metas.

3. Adaptação proativa

CEOs adaptáveis ​​gastam muito mais tempo – até 50% – pensando no longo prazo e têm 6,7 vezes mais chances de sucesso. Também reconhecem que os reveses são parte integrante da mudança de curso e tratam seus erros como oportunidades de aprender e crescer.

4. Entrega confiável

Na amostra, os candidatos a CEO com pontuação alta em confiabilidade tinham duas vezes mais chances de ser escolhidos para a função e 15 vezes mais chances de sucesso. Conselhos e investidores adoram mão firme e os funcionários confiam em líderes previsíveis.

Na opinião dos pesquisadores, não existe uma combinação perfeita dos quatro comportamentos que funcione para todas as posições de CEO. O contexto de cada organização e do segmento de negócio em que está inserida determina quais comportamentos e habilidades são mais importantes. Mas enfocar esses comportamentos essenciais aumenta a probabilidade de escolher o CEO certo – e as chances de um líder individual ter sucesso na função.

Texto produzido com base em informações do artigo https://hbr-org.cdn.ampproject.org/c/s/hbr.org/amp/2017/05/what-sets-successful-ceos-apart