• ExpoGestão
  • 2 min

Equilíbrio, Saúde e Performance

‘Alta performance de forma duradoura e saudável’. Este foi o tema do Conexões Expogestão de julho, com Gijs Van Delft, CEO do PageGroup no Brasil, pai de três filhos e maratonista. Gijs compartilhou suas crenças e experiências para conciliar muitas ambições pessoais e profissionais de forma equilibrada, incluindo excelentes entregas no trabalho, uma figura paterna presente na vida dos filhos e um desempeno de atleta nos esportes.  Abaixo compartilhamos alguns insights do encontro. Para assistir a palestra completa clique aqui

Palavras conectadas

“Rotina, escolha e gestão de energia. Estas palavras estão todas conectadas.”

“A rotina é a coisa mais importante para ter equilíbrio na vida e para conseguir ter o uso do tempo e da energia da maneira mais eficiente possível.”

“Todo mundo tem escolhas. Antes das desculpas tem que avaliar se fez as escolhas certas no momento certo.”

Gestão de Energia

 “Energia é uma parte muito poderosa do cérebro e traz mais do que somente ações, traz felicidade.”

“Com o livro ‘The power of full engajament’ aprendi como fazer a gestão da energia para utilizar o melhor dela no momento mais importante do meu dia. Eu planejo minha rotina para estar preparado.”

 “Para ter criatividade tem que ter energia e estar bem equilibrado.”

 “Se você consegue usar suas 24 horas de forma mais eficiente ganha energia e tempo.”

“Quando você sempre tem a mesma rotina, você melhora em eficiência. Você vai evoluir. As tarefas que eu faço mais rotineiras procuro gastar cada vez menos energia.”

Escolhas

“Sou um executivo quando estou na empresa, e um pai quando estou em casa. Quero ser um pai disponível, excelente, presente. Quando estou em casa não pego no telefone até meus filhos dormirem.”

“Antes de colocar coisas na sua vida é preciso ver o que você pode tirar.”

“A gente tem um senso de prioridade muito torto. Consome muita energia, dá muito estresse e não traz felicidade.”

Saúde

“Quem tem ambições e muitas responsabilidades tem que se cuidar.”

 “O físico é a base de todos os outros equilíbrios. Sem ele, não se consegue saúde mental para evitar o nível de estresse.”

“Aprendi a investir desde jovem na minha saúde do futuro.”

O esporte ensina

“Com o Ironman, aprendi  a quebrar a prova em partes menores, que comemoro com pequenos prêmios para mim. As pessoas não se animam com uma visão de longo prazo. Uma visão de longo prazo deveria ser quebrada em etapas mais curtas para serem comemoradas também.”

É preciso descansar

“Eu não acredito que faz bem alguém que não tira férias por quatro ou cinco anos. O descanso é o melhor treino para o músculo. Isso vale também para a mente.”

“Durante a vida de muitos treinos, viagens, tive que aprender a descansar.  Aprendi a descansar depois de um treino, no final de um voo. Os pequenos momentos de relaxar são muito importantes. Quarenta minutos é o tempo máximo para uma pessoa se concentrar.”

“Nos momentos que você tem que estar 100% concentrado, você precisa ter alta performance. Para isso eu tenho dois intervalos fixos no meio dia no meu trabalho, fora o almoço. Eu descanso a mente e o corpo por dez a vinte minutos.”

Fazer acontecer

“Com um propósito, um plano de ação e uma rotina as coisas são possíveis. Acredito demais neste tipo de transformação.”

“Para mudar alguma coisa em sua vida, é preciso tirar coisas antes de começar uma rotina. Faça um diagnóstico primeiro. Veja que você pode tirar, mudar de horário, para depois colocar outras prioridades.

Ciclo de ambições

“Faço um ciclo de ambições a cada dois anos. Eu dou prioridade a cada seis meses para algumas das tarefas que me propus a fazer. Aos poucos vou priorizando, fazendo coisas que tem baixa complexidade e alto impacto.”

Conexões e redes sociais

“Não tenho Facebook, tenho Instagram mais para acompanhar os amigos na Holanda e no LinkedIn uso porque entendo que posso agregar no meu trabalho. Vejo as redes sociais nos meus intervalos.”

“A conexão interpessoal é mais importante que a dos meios eletrônicos. Foco nas relações verdadeiras e presenciais”.

“A gente tem um senso de prioridade muito torto. Consome muita energia, dá muito estresse e não traz felicidade.”

Filosofia de vida

“Eu sou um realista otimista. Aprendi a passar por momentos difíceis.  A gente tem que saber lidar com as dificuldades, seja numa prova (esportiva) ou na vida corporativa.”

“Sobre competição, eu coloco limites para mim tanto na vida de atleta quanto na corporativa. É muito importante para você colocar estes limites.”

Se você curtiu este conteúdo, confira a palestra de Gijs Van Delf na Expogestão 2018 – “O profissional do amanhã – mitos e fatos”. Clique aqui.