• Liderança e Pessoas
  • min

A saúde mental vem antes do resultado?

Milhões de pessoas ficaram perplexas ao tomar conhecimento, pelos meios de comunicação ou pelas redes sociais, de que a maior estrela de Ginástica Artística da atualidade, a norte-americana Simone Biles, havia decidido não participar das finais de solo, de salto e de barras assimétricas nas Olimpíadas de Tóquio.

A desistência da favorita às vésperas da competição colocou em evidência a questão da saúde mental em situações de estresse – um assunto que tem sido trabalhado com diferentes abordagens pela Expogestão.

No Conexões Expogestão de abril de 2021, o tema foi “Liderança, lucidez e decisões em cenários de pressão”, com o psiquiatra e phd Roberto Aylmer, especialista com grande experiência em cultura organizacional, liderança, gestão de ambientes complexos e burnout executivo.

“Se você perder a sua lucidez, toda a sua capacidade, seu conhecimento, tudo o que você tem se perde também. A lucidez é a sua capacidade de analisar o contexto e fazer escolhas”, destacou Aylmer, explicando que manter a lucidez não é tão simples quanto parece.

Aylmer afirma que o processo de incerteza mexe mais profundamente com a cabeça do que notícia ruim e diz que, nesta pandemia, o número de infectados pela incerteza é maior do que o de afetados pelo coronavírus.  

“A incerteza levanta as defesas, reduz a empatia e a lucidez, reduzindo a colaboração entre pares e aumentando a competição”.

Para reduzir a incerteza, o psiquiatra sugere que os líderes trabalhem com metas mais alcançáveis, celebrem as vitórias e cuidem dos liderados. O momento difícil, na opinião de Aylmer, serve para fortalecer os vínculos e as relações da empresa com o indivíduo e entre as pessoas, com atos de nobreza, e de generosidade.

E conclui: “A saúde mental está sendo afetada em todos nós. Por isso é importante aumentar a empatia e o acolhimento”.

Quer saber mais sobre saúde mental?

Assista ao Conexões Expogestão – ‘Sua Saúde Mental’, com o psiquiatra Fabiano Moulan  – https://www.youtube.com/watch?v=yC2S84r84Ig

Leia o artigo ‘Como lidar com o burnout e quais as suas causas’ com Antropólogo e Sociólogo Carlos Aldan

https://expogestao.com.br/como-lidar-com-o-burnout-e-quais-suas-causas/

Fotografia: Wikimedia Commons