• Inovação e Tendências
  • min

Krona investe em fábrica laboratório da indústria 4.0

A Krona, uma das três maiores empresas de Tubos e Conexões do país, colocou em operação sua primeira unidade de indústria 4.0 neste ano. A Krona Ultraterm, localizada no Perini Business Park, em Joinville, produz acessórios em PVC e parte da linha de produtos para água quente de CPVC (um lançamento da companhia no mercado), com implementação de cinco das nove tecnologias habilitadoras da indústria 4.0: IOT (Internet Of Things), Big Data e Analytics, Robôs Autônomos, Computação em Nuvem e Integração de Sistemas.

A partir da fábrica modelo, a empresa está realizando a jornada 4.0 dentro de casa, com apoio de suas equipes de Engenharia e Tecnologia da Informação e colaboração de players do ecossistema de inovação de Joinville. “Essa foi a forma que encontramos para expandir para nosso processo produtivo as mais modernas tecnologias disponíveis para a indústria, importantes para melhorar a performance, trazendo ganhos de eficiência e redução de custos”, afirma Fernando Pedro de Oliveira, diretor Administrativo Financeiro.

Na Krona Ultraterm, o monitoramento dos equipamentos é feito em tempo real via internet e os dados são armazenados em nuvem e acompanhados de forma remota via mobile por profissionais que formam o centro integrado de controle da indústria 4.0, que toma decisões assertivas em projetos de melhoria da fábrica. 

Edson Fritsch, diretor Industrial, destaca que os aprendizados da Ultraterm já estão contribuindo para que a empresa amplie a utilização do IOT em suas outras unidades. “Tínhamos cerca de 3 pontos de coletas de dados por máquina e estamos passando a ter 10 pontos. Da coleta dos dados passamos à transformação em indicadores e predição e agora estamos indo para inteligência de dados e prescrição, para que o próprio equipamento nos diga o que fazer em uma situação de problema”, explica.

Para um futuro próximo, a empresa tem o projeto de uma planta produtiva nova em que o desafio dos times de Engenharia e P&D é fazer uma fábrica 100% conectada. “Todo equipamento elétrico ou mecânico que tenha alguma movimentação vai gerar um dado e este dado tem que ser coletado”, destaca Israel Furtado, Gerente de Engenharia.

A Internet 4.0 faz parte do projeto estratégico de Transformação Digital que envolve todas as áreas da Krona e é considerado indispensável pela alta gestão num mercado cada vez mais dominado pela tecnologia. “Já temos robôs em diversas áreas administrativas fazendo processos repetitivos que eram manuais e estamos eliminando o papel de várias atividades. A transformação digital do negócio está embasada em três pilares: pessoas (aculturamento) processos (avaliando o que pode ter aplicação de tecnologia) e tecnologias”, explica Oliveira. Segundo ele, com base na experiência que a empresa teve até agora, a implementação madura de projetos de IOT deve gerar uma redução nos custos de manutenção da ordem de 20%, ampliando a competitividade da empresa.

A Expogestão tem abordado o tema da Indústria 4.0 nos últimos 5 anos. Clique e assista a palestras com José Rizzo Hahn Filho, Reinaldo Lorenzato e Jefferson de Oliveira Gomes.

O network proporcionado pelo encontro também foi decisivo nas articulações para a criação da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial, que nasceu e Joinville.

Crédito imagem: Tara Winstead, Pexels