• ExpoGestão
  • 3,48 min

Mundo em transformação com os dados tendo importância constante

As transformações do mundo seguem um rumo cada vez mais ágil e que força o meio tecnológico se colocar no divã para uma análise constante do momento atual e o olhar constante no futuro.

Especialista em gestão de tecnologia e com mais de 30 anos de experiência na Hewlett Packard Enterprise, Ricardo Emmerich levou aos participantes da ExpoGestao 2021, o tema “Um mundo de mudanças políticas, de negócios e de tecnologia”. A palestra ocorreu nesta terça-feira (19/10).

No compilado apresentado por esse executivo, as mudanças na política sinalizam que o capitalismo é o sistema que demonstrou maior eficiência. Porém, a era do pós-capitalismo, trazida pela tecnologia, fez algumas ações fossem classificados com custo zero, como o próprio acesso de informação na internet. Isso fez com que processos fossem alterados para atender uma demanda de consumidores mais informados, impactando nos modelos de negócios.

E como a tecnologia é a solda desta ligação moderna de acessos aos dados e difusão de conteúdos e relacionamentos, os processos que demandavam muitos recursos para implementar foram feitos usando a computação em nuvem. Ou também o exemplo do modelo Blockchain que apresentou uma confiança no sistema financeiro, sem intermediário, com transações que podem ser validadas e certificadas, num ambiente seguro.

Emmerich citou as mudanças originárias pela pandemia do Coronavírus. Ninguém tinha ideia da dimensão deste efeito sanitário, que nos limitou em isolamentos, causando reflexões em vários setores.

“Durante a pandemia surgiu também oportunidades e, por isso falamos que o digital veio para diminuir os impactos do isolamento, aproximou as pessoas de uma forma diferenciada, graças a tecnologia. O mundo pós-pandemia também nos remete a outras reflexões. E que direciona para adoção de novas práticas de relações sociais e comerciais. E com certeza vai definir novas regras”, analisou.

E diante de tanta informação tecnológica e dados, a figura do profissional de inovação precisa ganhar uma liderança no processo de gestão. Ir além das operações e se envolver na expansão dos negócios.

O especialista em análise de sistemas definiu papeis importantes e necessários para ser exercida por essa liderança, que estão relacionados às definições de prioridades e áreas de atuação, promoção da cultura de inovação, construção de um orçamento para fomento e projetos, estabelecimento de técnicas e melhores práticas e a garantia da execução dos projetos.

Conforme Emmerich, os profissionais de tecnologia foram treinados para responder a um erro zero na manutenção dos sistemas e isso impediu uma expansão mais ampla, além da operação, voltada para o crescimento do negócio.

“Estamos num mundo novo, com plataformas variáveis, mas acredito que é necessário crescer e se desenvolver para apoiar as áreas de investimento e crescimento. E como o mundo está se revolucionando mais ainda por meio de dados e mais dados, estamos falando de empresas que têm o uso dessas informações alinhadas aos nossos sentimentos. Se você busca maior espaço na próxima transformação digital, tem que ter a supremacia dos dados e maior controle, com processos analítico e de inteligência artificial e velocidade. Se não tiver isso, não haverá capacidade de tomar as decisões nas velocidades necessárias”, observou Emmerich. As palestras da ExpoGestão 2021 acontecem de forma online. O evento acorre até o dia 21 de outubro, por meio do site. A organização é da Ópera Eventos Corporativos.