• ExpoGestão
  • 4,55 min

Filosofia é a chave para abrir a nova realidade da vida

A filosofia serve o propósito de levar a luz da consciência à escuridão do desconhecimento. E neste momento em que o mundo reflete uma nova realidade de vida, nada mais necessário estimular o ato de pensar e refletir sobre onde a humanidade quer chegar.

A filósofa Lúcia Helena Galvão presenteou os participantes da ExpoGestão 2021 nesta quarta-feira (20/10), com vários ensinamentos que estimulam a reflexão do comportamento que estamos tendo diante deste universo que ainda busca a maturidade do autoconhecimento.

Na palestra “A relevância do pensamento filosófico”, essa estudiosa da arte da vida disse que a filosofia incomoda o que estão confortáveis e conforta o que estão incomodados. Segundo ela, não vivemos um momento para estarmos confortáveis, mas um cenário de transformação.

Lúcia Helena falou que a sociedade exige uma nova normalidade, com mais humanismo, cooperação, atenção ao outro.  A filósofa disse que vivemos um momento de irmos mais profundamente nas necessidades do ser humano e devemos começar por nós mesmos, com mais autoconhecimento do que são as nossas verdadeiras necessidades.

Para a palestrante, o empreendedor tem que atender as necessidades do seu público e, para isso, tem que conhecê-las antes do seu público. Na sua análise, não dá para continuar pensando no que as pessoas querem, mas sim o que elas necessitam.

Lucia Helena observou que até a palavra resiliência é mal utilizada, pois vem da física e está relacionada a um material que quando pressionado volta à forma original. “Não tem como voltar à forma original, mas encontrar uma forma mais adequada a essa realidade que se avizinha. Precisamos ser prosilientes e ir adiante para um novo panorama de necessidades que se apresentam”, defendeu.

A professora da Filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil disse que a humanidade carece um propósito de vida iluminado para uma direção clara. “Como podemos dizer o que é certo e errado, o que é verdadeiro e falso, o que é corrupto do que é íntegro quando não queremos chegar em lugar algum. Quando fixo um sentido de vida, eu me transformo de valor de soma e, a partir disso, sei os caminhos a trilhar. Quando temos um propósito, temos uma missão e uma identidade verdadeira”, ensinou.

Para ela, a vida e qualquer empreendimento tem que ser conectado a um propósito e a um valor. E o que nos aproxima com o público é muito mais o valor de que estamos ligados do que ao produto que oferecemos.

“O público começa a comparar o valor do nosso empreendimento aos valores da sua própria vida. O que vai prosperar é o que está conectado com essa ideia”, falou.

A palestrante citou o filósofo Pitágoras. Ele orientava os discípulos a fazer um diário para relatar se o dia esteve vinculado com o seu propósito de vida. A transcrição ajudava a melhorar a postura dos alunos porque, se o propósito estivesse desconectado, no dia seguinte poderia ser corrigido. E esse processo de conscientização trazido no cotidiano de um empreendedor é avaliado por Lúcia Helena como tecnologia de ponta.

“Confundimos e achamos que tecnologia é uma máquina. Na verdade, é a sensibilidade humana atenta às necessidades do mundo. Devemos colocar consciência no nosso dia a dia”, analisou.

Na reflexão apresentada na ExpoGestão 2021, a professora explicou que qualquer coisa que se ofereça ao mundo tem que ter uma conexão com os propósitos deste meio. Como vivemos numa sociedade da sustentabilidade, do valor humano, onde o homem não pode ser mais massa de manobra, quem almeja os fins, almeja os meios. O importante é saber onde se quer ir.

Para ela, tecnologia são as ferramentas humanas, como vontade, amor, inteligência, criatividade. “Para encarar a nova realidade temos que mudar a nossa postura mental e aprender a ganhar juntos e não sozinhos. Temos que nos tornar colaboradores para que, através do nosso avanço, muitas pessoas cresçam juntas. A partir do momento em que a colaboração de cada um é valorizada, a pessoa se torna proativa. O líder deve estimular a sua equipe a ser catalizadora de grandes ideias. A motivação nasce da liberdade para manifestar o potencial”, ensinou.

As palestras da ExpoGestão 2021 acontecem de forma online. O evento acorre até o dia 21 de outubro, por meio do site da Expogestão. A organização é da Ópera Eventos Corporativos.