• ExpoGestão
  • 3,8 min

Inovação e competitividade das Nações em destaque na ExpoGestão

O desenvolvimento das nações sempre foi resultado direto da combinação de três fatores no setor produtivo: 1) elevada oferta e capacitação de mão de obra, 2) abundância de matéria prima e 3) grande disponibilidade de capital de investimento.
Um quarto pilar vem ganhando cada vez mais relevância nesta equação: a capacidade de inovação nas companhias empresariais e, por consequência, nos seus respectivos países.
Mas qual o peso da inovação nesta lógica?
Como a inovação impacta a competitividade das nações?
Quais são as tendências e os novos desafios?
E quais são os principais pontos favoráveis e críticos?
Para compartilhar conhecimentos e reflexões sobre o tema, a ExpoGestão traz o professor Carlos Arruda, especialista que coordena no Brasil dois grandes reports de competitividade das nações.
Grande referência do tema no País, o professor também vai analisar o posicionamento do Brasil no tabuleiro internacional da inovação e da competitividade das nações.
Vamos compreender melhor como a inovação contínua, a educação digital, a bioeconomia, o agronegócio e os centros de inovação no setor produtivo podem dar ao País a oportunidade de se posicionar como um novo Brasil no relatório de competividade das nações.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Carlos-Arruda.jpg

Carlos Arruda
É professor associado Fundação Dom Cabral e especialista em inovação e competitividade. É coordenador, no Brasil, dos estudos de competitividade do World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Fórum.
Já atuou no International Trade Center, agência da ONU focada no desenvolvimento de empresas e governos de países na América Latina, África e Ásia.
É presidente do conselho da Fundação Biominas e membro do conselho consultivo da Salesforce Brasil.
É autor e coautor de diversas publicações no Brasil e no exterior.
Tem doutorado em Negócios Internacionais pela University of Bradford, mestrado em Administração pela UFMG e graduação em Engenharia Mecânica pela UFMG.
20ª ExpoGestão
A ExpoGestão, marcada por uma trajetória longeva e pelo olhar inovador, reunirá em 2022 os temas mais relevantes do mundo dos negócios, casos práticos inspiradores e experiências de sucesso com inúmeros aprendizados, em um formato novo. Na participação presencial, tanto para Feira de Negócios como para o Congresso Principal, o participante terá acesso a três auditórios paralelos, com diversas palestras, com o acesso livre, limitado apenas pela lotação do espaço.
Entre os temas estão liderança, mindset digital, logística, economia, gestão, governança e empreendedorismo. A 20ª ExpoGestão será realizada de 23 a 25 de agosto na Expoville, em Joinville.

Serviço:
O que: ExpoGestão 2022
Quando: 23 a 25 de agosto
Onde: Expoville – Joinville (SC)
Inscrições: www.expogestao.com.br – 47 9 92460707