Voltar 21 de Outubro de 2021
  • ExpoGestão

  • ExpoGestão 3,40 min

Autoconhecimento para empreender

O empresário Pedro Chiamulera usa as experiências pessoais de vida para compartilhar a importância dos desafios, do comprometimento e da disciplina como aspectos úteis para o gestor interpretar e adotar na sua rotina de trabalho, a fim de alcançar os resultados esperados.

Na palestra “A mentalidade do empreendedor”, esse ex-atleta olímpico e fundador da ClearSale, empresa de prevenção e combate às fraudes na área comercial, fez um relato da sua vivência como líder corporativo e esportista e que podem servir de inspiração.

Na explanação que fez durante a ExpoGestão 2021 nesta quinta-feira (21/10), Chiamulera recordou que o pai foi um empreendedor com altos e baixos, desapegado ao dinheiro. Segundo o palestrante, essa postura paterna é primordial para quem vai montar um negócio. Quando não se tem recurso, a motivação é que poderá ter em breve. E isso servia de estímulo para manter o negócio. “O empreendedor tem que amar o risco. Se não tiver o dinheiro, vai sair algum aprendizado. É na crise quando mais se aprende e mais se gera conectividade. Isso é um grande insumo”, analisou o empresário.

Chiamulera é o caçula de doze filhos. A mãe sempre quis ter uma família grande. E da parte maternal, ganhou a lição da importância de um relacionamento baseado na confiança e afetividade. Isso levou para o mundo empresarial. Clientes e colaboradores esperam uma atitude deste porte.

“É importante ter uma conexão. Toda a construção precisa de diversos talentos, com relacionamento e conhecimento da pessoa. Não como uma entrega profissional, mas experiência de vida.  É um momento de confiança”, avaliou.

A experiência no atletismo, esporte pelo qual disputou duas Olimpíadas, é vista como formadora de personalidade forte, que não desiste das dificuldades, aprende a ter resiliência, disciplina, autocontrole, foco e persistência.

Para o empresário, o esporte é uma ferramenta que molda a pessoa.  Ele observa que é crise quase diária, porque o atleta treina, sente dores, tem receio de se machucar. “O esporte te proporciona uma jornada interna ao inconsciente. Quando está imerso neste ambiente, tem que se superar”, disse.

A ida ao mundo dos negócios começou com a área de Tecnologia de Informação. Em 1999, Pedro Chiamulera montou sozinho o sistema de gestão de estoque do site de vendas Submarino. O empresário diz que tinha prazer enorme de estar na operação. Era a sua obra. Depois foi se aprimorando e descobriu uma nova oportunidade para criar um sistema que evita fraudes com cartão de crédito.  Assim nasceu a ClearSale.

Para o palestrante da ExpoGestão 2021, no universo de empreendedor existem vários papeis que a pessoa tem que aprender, mas tem um que é próprio. “Esse senso de ser dono de um negócio está ligado ao meu interno, faz parte do meu protagonismo. Nunca medi esforços quando era colaborador, porque me entregava de corpo e alma nos projetos. E quando você tem que fazer uma entrega como empreendedor, o seu aprendizado em fazer acontecer é diferente. O que me inspira é essa minha jornada interior e como posso integrar na minha evolução. O meu grande interesse é esse crescimento pessoal. Foi assim que eu saí da crise, quando quebrei em 2005. E esse conhecimento fez eu evoluir, ficar mais resiliente”, ensinou.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens