Voltar 29 de Outubro de 2020
  • ExpoGestão

  • ExpoGestão min

O futuro das cidades e por que ele é vital para a sua empresa

A inovação está diretamente associada ao futuro das cidades. Não há como desenvolver um ecossistema de criatividade que não é acompanhado e até mesmo sustentado pelo espaço urbano. O momento pós-pandemia traz uma série de oportunidades de ressignificação do urbano: são esses espaços mesmo que queremos? É aqui que vamos criar nossos filhos e desenvolver nossos negócios? Se as cidades são resultado do que se viveu até aqui, o novo normal é quem vai definir os modos de ocupação e vivência dos espaços.

Os novos desafios do habitar urbano foram apresentados por Ana Carla Fonseca, doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), na Expogestão 2020. “As cidades vivem desafios interligados e qualquer movimentação impactará diretamente o todo. Essa é a parte boa porque cada um pode fazer a diferença”, destacou. Ana ainda destacou exemplos de experiências bem sucedidas em Montreal (Canadá), Gotemburgo (Suécia), Paris (França) e Medelin (Colômbia), nas quais os desenvolvimentos dos negócios e a busca pela inovação impactaram e foram impactados pela transformação das cidades. “É uma correlação”, explicou.

Em Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, o novo conceito de espaço urbano alterou inclusive a base econômica que era predominantemente o café. Tudo por conta da implantação de um curso técnico de eletrônica que, aos poucos, trouxe a inovação para a comunidade. O diálogo é permanente entre a cidade, cidadãos e empresas, o que permite que a evolução permaneça e os espaços sejam melhor aproveitados.

Assim como as escolhas ou investimentos passados impactam no futuro das cidades, a pandemia também deixará seu legado para as próximas gerações. Houve um êxodo dos grandes centros por conta lockdown. E enquanto os problemas das cidades não forem resolvidos e as pessoas não se identificarem mais com esses centros urbanos, talvez haja um grande esvaziamento habitacional.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais
Rogga

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens

Patrocínio:




Apoio:

Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Sercompe
Silva Santana & Teston
Aylmer
Sympla
Hype50+
Moore

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci