Voltar 20 de Agosto de 2021
  • Liderança e Pessoas

  • ExpoGestão 2 min

O legado olímpico para o mundo corporativo

Que aprendizados as Olimpíadas e os esportes podem trazer para o mundo corporativo? O Conexões Expogestão de agosto conversou com o nadador, medalhista olímpico, empreendedor e economista Gustavo Borges sobre este tema. Registramos a seguir alguns insights deste bate-papo. Se preferir você pode assistir à integra do Conexões abaixo.

 “Os jogos olímpicos nos levam a uma reflexão sobre o impossível ser só um pouquinho mais difícil de se fazer.”

“Um dos valores olímpicos é o fair play. É um grande aprendizado e um ensinamento. Aqueles que vivenciaram isto ajudam a construir uma sociedade melhor.”

Resultado

“O que está na agenda do atleta interfere diretamente no seu resultado. O tempo é algo muito precioso no dia a dia. Atleta tem horário para tudo. Dentro do treino ele sabe quais são os indicadores que ele precisa atingir para ter um resultado de excelência. Olhe para sua agenda daqui a três semanas. Será que as áreas que você precisa atender estão na sua agenda?”

Transição de carreira

“Dentro de uma carreira produtiva você tem algumas transições de emprego ou de área. Todos os aprendizados você tem que entender para utilizar no próximo passo da sua carreira. Vejo três pontos fundamentais para uma transição de qualquer nível: autoconhecimento, busca de clareza e planejamento para transicionar de um ponto A para um ponto B. A transição precisa de trabalho prévio.”

Equilíbrio

“A pressão faz parte do jogo. A grande diferença é como você lida com ela. Normalmente ela vem de dentro para fora. Outros querem algo de nós.”

“Nada, nos negócios ou nos esportes, justifica o desequilíbrio do nosso ser. Na busca incansável pelo resultado muitas pessoas deslizam.”

Liderança

“O time só funciona quando o líder desenvolve a equipe por um resultado maior. O papel da liderança é obter resultados. Liderar é respeitar, transformar a vida das pessoas, trabalhar em equipe, ser companheiro, ter união, cooperar, ser humilde.”

“A liderança tem que entender a individualidade das pessoas, mas esta não pode ser maior que o interesse do time.”

“Os grandes treinadores que influenciaram a minha vida tiveram o equilíbrio de ser duros e justos.”

“Problema de liderado é problema de líder.”

Persistência

“A persistência está muito inserida no dia a dia do atleta. A persistência está mais relacionada a consistência do trabalho, perseguir com positividade em relação a onde se quer chegar. Persistência está diretamente ligada a esperança. Vontade de se querer associada aos meios para se obter. Persistência faz parte do atleta e do empreendedor. O esporte ensina muito sobre isso.”

Benefícios do esporte

“Eu e minha esposa queríamos nossos filhos fazendo esportes competitivos. O esporte desenvolve trabalho de equipe, disciplina, determinação, foco, questão competitiva de enfrentar um adversário, mas tendo três grandes valores que são fundamentais para a constituição de qualquer ser humano: alegria, fazer amigos e dar o seu melhor.”  

Foco

“Para você ter mais foco precisa se distrair menos. Faça uma lista do que te distrai. Cuidado com as novas tecnologias.”

“O atleta é forjado na palavra foco.”

Missão

 “Ajudo pessoas a atingir seu máximo potencial, para que sejam mais proativas, ousadas e persistentes, tenham protagonismo e estejam dispostas a assumir riscos’”.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais
Rogga

Conteúdos Relacionados

Outras Postagens

Patrocínio:




Apoio:

Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Sercompe
Silva Santana & Teston
Aylmer
Sympla
Hype50+
Moore

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci