conexões essenciais 10 a 12 de junho

30/10/2019

10 livros sugeridos para a formação do líder moderno

 

As obras abrangem conceitos fundamentais, ferramentas e habilidades do líder, seu papel no mundo tecnológico e especialmente, liderança positiva, indicadas ao blog da Expogestão pelo Programa de MBA FGV/Unisociesc.

O blog da Expogestão solicitou ao Programa de MBA da FGV/Unisociesc uma lista com obras sugeridas para a formação do líder moderno. Conheça as indicações, com curadoria do professor Flávio Costa, pós-graduado e consultor  em Psicologia Organizacional.

Com 27 anos de estudos sobre modelos e práticas de liderança, a proposta da Liderança Positiva foi a que melhor convenceu o curador Flávio Costa nos últimos cinco anos e por isso dedicou a ela quatro dos dez livros indicados.

 

Afinal, o que fazem os líderes?

A nova face do poder e da estratégia

John P. Kotter

Editora Elsevier

Kotter é um professor da Harvard University e escreve há bastante tempo sobre liderança. Este livro – que já está na 5ª edição – é um clássico sobre o tema, que traz importantes fundamentos conceituais, definindo o que significa liderança hoje com foco neste conceito. Uma contribuição muito interessante, abordada de forma clara e didática, é a distinção entre liderança – um papel específico, mais estratégico, mais orientado a pessoas e a gestão do negócio – e gerenciamento – a responsabilidade de quem está cuidando dos processos, das rotinas, dos indicadores e dos prazos.

A liderança segundo Peter Drucker: Novas lições do pai da Administração Moderna

William A. Cohen

Editora Campus

Este livro foi escrito por William Cohen, um aluno de Pós-graduação para Executivos de Peter Drucker que, apesar de ser considerado o pai da Administração Moderna, não chegou a redigir uma obra especifica sobre o tema.

Com muita disciplina, organização e de forma didática, Cohen, um general das forças armadas americanas, organizou e compilou as ideias deste grande pensador. Esclarece conceitos fundamentais sobre o entendimento da liderança nos dias de hoje. Com uma mudança bastante interessante do ponto de vista teórico, apresenta a liderança como um fenômeno de relacionamento interpessoal e não como uma característica do indivíduo, muito menos algo inato.

O Foco Triplo

Daniel Goleman e Peter Senge

Editora Objetiva

Daniel Goleman e Peter Senge são dois autores clássicos de livros para a gestão das organizações: Goleman é muito conhecido por sua contribuição acadêmica em torno da inteligência emocional e Senge, sobre aprendizagem nas organizações e como as empresas crescem e evoluem. Nesta obra, eles se reuniram para abordar ferramentas e habilidades que todo gestor – principalmente os mais jovens – precisa para evoluir como pessoa e líder. Os três focos indicados são o olhar para dentro de si (autopercepção), o olhar para o outro (empatia) e o conhecimento do entorno e do ambiente (cultura e clima das organizações).

Leader Coach. Coaching Como Filosofia De Liderança

José Roberto Marques

Este livro está na terceira edição. Ganhou muito destaque na mídia pela trajetória que o autor vem ocupando na formação de coaches. Não é um livro clássico e acadêmico sobre liderança, mas orientado para discussões de aplicabilidade. Traz muitas ferramentas e orientações para aqueles que estão vivenciando o desafio de ser líder e buscam algo para trabalhar a liderança no dia a dia.

Gestão do Amanhã: tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial

Sandro Magaldi | Jose Salibi Neto

Editora Gente

Uma ótima dica para quem quer entender o mundo atual. Sandro Magaldi e José Salibi Neto são dois autores que estão em evidência no cenário de inovação e liderança e abordam conceitos modernos, discussões atuais, sobretudo o desafio do novo modelo de liderança para a 4ª Revolução Industrial.  É um livro não apenas para gestores e líderes, mas para todos os que encaram os desafios do tempo que estamos, onde a autoliderança também é importante. Trabalha um olhar diferenciado, mantendo os conceitos tradicionais de liderança com novas reflexões sobre as competências do líder para o mundo de hoje.

O jeito Harvard de ser feliz

Shawn Achor

Editora Saraiva

Com grande volume de vendas, este livro é fundamental para quem pensa em exercer uma liderança moderna, sobretudo por trazer uma reflexão profunda e científica sobre a Psicologia Positiva, a grande revolução das práticas de intervenção e gestão de pessoas.

O autor, professor e pesquisador da Universidade de Harvard, foi um dos responsáveis pela reconstrução do cenário da Gestão de Pessoas. Trabalhar a felicidade dos profissionais no mundo empresarial é hoje um diferencial competitivo marcante para a cultura das organizações e seu clima organizacional.

Positive Leadership

Kim Cameron

Quem se aventura nos processos de liderança de uma organização tem que estar atualizado com o que acontece de mais moderno e tem trazido os melhores resultados. Neste contexto, os novos conceitos de Kim Cameron sobre Liderança Positiva são fundamentais. A Liderança Positiva é considerada uma prática da Psicologia Positiva, que mostra como lidar com as pessoas nas organizações. De fácil leitura, a obra aborda os quatro princípios da Liderança Positiva e traz dicas estratégicas desta visão que é considerada uma virada sobre o que é e como se deve exercer uma liderança no mundo de hoje, seja em uma empresa ou em qualquer instituição onde as pessoas precisam intervir para gerir mudanças.

O poder da liderança positiva

Jon Gordon

Editora Alta Books

Liderança Positiva – Para atingir resultados excepcionais

Gilberto Guimarâes

Editora Évora

Liderança Positiva – O resgate dos pontos fortes, do flow e dos significados em nossas vidas

Minoru Ueda

Editora Qualimark

A Liderança Positiva alinha a visão de um mundo moderno com o desafio da gestão de profissionais que também são diferenciados, pela forma como nos relacionamos com o trabalho, como uma fonte de prazer e realização. Gerir felicidade humana nas organizações e trabalhar inteligência emocional passou a ser não apenas uma estratégia de gestão, mas um diferencial competitivo.

Enquanto os livros de Cameron (versão em inglês) e Gordon se concentram no poder da liderança positiva e de que maneira ela transforma efetivamente as organizações a partir desta nova atitude das lideranças; os outros dois trabalham mais a proposta prática e os princípios.

Não deixe de ler também:

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização