Referência em governança, You.up abre portas para crianças com dificuldades
Sob o slogan “Transformar o hoje. Sonhar com o amanhã”, o Instituto You.up (do inglês you up, “você para cima”), promove a inclusão e o desenvolvimento para crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem, como Dislexia, Discalculia, Disortografia, TDAH – Transtornos do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Único do gênero no Brasil, tornou seu modelo de gestão uma referência em apenas três anos de atuação, impactando mais de 740 famílias e viabilizando mais de 15 mil atendimentos multidisplinares. Além de parcerias com empresas, entidades e escolas de Joinville/SC, o Instituto expande fronteiras, promovendo palestras e simpósios híbridos que abordam temas relacionados às dificuldades e transtornos de aprendizagem. Tudo dentro de um triângulo de atendimento direcionado ao aluno, professor/escola e família.
O trabalho vem rendendo bons frutos, como a visibilidade cada vez maior, o crescente número de famílias beneficiadas e, o mais recente, sua inclusão no BTG Soma Educação. Este programa de aceleração, promovido pelo banco BTG Pactual, busca fortalecer a gestão das organizações sociais para que aumentem seu impacto e alcancem sustentabilidade financeira. Em 2024, o programa teve 450 organizações inscritas e somente 12 foram selecionadas. “Nós fomos escolhidos pela inovação”, diz Vanessa Bertani, fundadora do You.up junto com o marido Guilherme Bertani, motivados a contribuir com famílias que não possuem acesso às avaliações e tratamentos de suporte necessários para atendimento dos filhos com transtorno de aprendizagem.
Os recursos para o Instituto vêm basicamente de doações, realização de eventos com patrocínios como o “Simpósio You.up”, além de workshops para escolas particulares. A experiência do casal de executivos, somada a dos parceiros e conselheiros, promove um modelo de gestão participativa cuja governança garante o equilíbrio e transparência, evidenciada por auditoria externa e “aba da transparência” anexa ao site do Instituto.
“Temos um plano de amadurecimento de gestão, preparação da equipe. Uma estruturação que permite exercer uma governança efetiva e transparente”, acrescenta a fundadora. O modelo de gestão inclui um Conselho Consultivo com membros de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro; Conselho Fiscal, Diretoria Estatutária, equipe interna e uma rede de especialistas com mais de 60 profissionais de diversas áreas que atuam em parceria com o Instituto You.up.
Para apoiar os Conselhos, foram formados três comitês temáticos: Comitê de Captação de Recursos (visa ampliar a rede de doadores e parceiros); Comitê de Comunicação (atua na estratégia de comunicação e MKT) e Comitê de Produtos e Serviços (desenvolve produtos como as palestras e o simpósio para apoiar a captação de recursos e reinvestimento no projeto social).
O “Simpósio You.up”, evento anual no formato presencial e online para todo o país, visa a formação de professores, com a presença de profissionais que são referência no tema, e aborda conhecimentos atualizados para apoiar os professores na prática pedagógica com perspectiva inclusiva. Iniciado em 2023, o “Simpósio You.up” já teve duas edições, totalizando 750 participantes de diversas regiões do Brasil. “Dá para dizer que o Instituto está levando esse conhecimento e esse trabalho para o país inteiro”, comemora Vanessa.
Apoio à legislação
Meses após a fundação do Instituto You.up, em 2021, o Congresso Nacional aprovou a Lei 14.254/21, que obriga as escolas da rede pública e privada a garantir acompanhamento integral para estudantes com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem. A lei determina ainda que os sistemas de ensino devem capacitar os professores da educação básica para identificação precoce dos sinais relacionados aos transtornos de aprendizagem ou ao TDAH.
A nova legislação destacou ainda mais o trabalho pioneiro do Instituto. Vanessa Bertani reforça: “As escolas não estão preparadas. Como nós já conhecíamos parte das escolas de Joinville, elas nos procuraram. Então, já estávamos estruturados para dar esse apoio”.
Com o atendimento presencial em Joinville e o virtual, via palestras e simpósio, o Instituto oferece o suporte adequado para que os estabelecimentos de ensino cumpram a lei.
Como funciona
Formado por uma equipe de profissionais de diversas áreas, o instituto oferece apoio especializado e inclusão social de crianças e adolescentes residentes em Joinville, que apresentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Eles devem estar matriculados e frequentando regularmente uma instituição pública de ensino ou serem bolsistas 100% e ter renda familiar mensal de até 4 salários mínimos.
O atendimento, 100% gratuito, abrange as áreas de fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, neuropediatria, neuropsicologia, psicologia, psiquiatria infantil, psicomotricidade, ortodontia, otorrinolaringologia, oftalmologia e serviço social, entre outras. Crianças, adolescentes e seus familiares são orientados pelo setor de serviço social durante todo o processo. Em alguns casos é disponibilizado vale-transporte para garantir o deslocamento e a assiduidade no tratamento.
O Instituto promove formações pedagógicas para profissionais da rede pública de ensino de modo a instrumentalizar o fazer pedagógico e também contribui com outros projetos, como a Associação de Amigos dos Autistas – AMA, Projeto Resgate e Equoterapia.
Como ajudar
Seja Amigo You.up (pessoa física) ou Empresa Amiga You.up (PJ), por meio de PIX recorrente ou boleto.
Chave PIX: CNPJ 42.369.003/0001-47 Banco Sicredi, Agência 2602, Conta 29496-5, CNPJ 42.369.003/0001-47.
Ao efetuar uma doação, é solicitado o envio do comprovante para o whatsapp (47) 99696-6769 – Setor Administrativo.