Ações afirmativas: um passo para mais diversidade na liderança
Grandes corporações estão aderindo a iniciativas que promovem a presença de negros e pardos em posições de liderança. Ações realizadas pelo Mover (Movimento pela Equidade Racial) e LinkedIn da Favela contribuem para uma gestão mais inclusiva e representativa. Pesquisa recente das consultorias Indique uma Preta e Cloo apontam que apenas 8% dos autodeclarados pretos e pardos ocupam cargos de liderança no Brasil.
Fundado em 2021, o Mover atua com 56 grandes empresas – L’Oréal, Diageo e PepsiCo entre elas – para ampliar o número de pessoas negras em cargos de liderançal. O objetivo é alcançar a meta de 10 mil líderes negos até 2030.
Já o projeto social Emprega.Co, criado em 2017 na favela de Paraisópolis e atuando de forma híbrida, visa conectar moradores de comunidades com oportunidades de emprego, além de capacitar profissionais treinamentos para entrevistas, capacitações voltadas para o desenvolvimento de soft skills e hard skills e orientações sobre o mercado de trabalho.
Mais conhecido como ‘LinkedIn da Favela, o projeto já ajudou mais de 30 mil pessoas na busca de um emprego. Jovens aprendizes, profissionais 50+ e pessoas em situação de vulnerabilidade social estão entre os principais públicos do programa. Grandes empresas – Leroy Merlin, Carrefour, Electrolux, Senai e Jack Daniel’s – contratam serviços do projeto Emprega.co para processos seletivos e capacitações.
Fontes: O Globo e Forbes Brasil – Novembro 2024