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11/09/2025

Banco demite funcionários após avaliar a baixa produtividade nas atividades em home office

O Banco Itaú demitiu neste mês de setembro cerca de mil funcionários, sem aviso prévio, que atuavam em regime híbrido ou remoto. A decisão foi tomada após uma avaliação da produtividade dos colaboradores no home office. Segundo nota emitida pelo banco, a medida decorreu de uma “revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e registro de jornada”.

A incompatibilidade teria surgido entre as atividades registradas nas plataformas e o ponto eletrônico, indicando que as horas efetivamente trabalhadas não foram corretamente registradas. “Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco”, destacou a nota da instituição.

De acordo com o Itaú, a ação faz parte de um “processo de gestão responsável” e visa “preservar nossa cultura e a relação de confiança que construímos com clientes, colaboradores e a sociedade“.

Por outro lado, Maikon Azzi, diretor do sindicato e funcionário do banco, classificou o critério como “extremamente questionável”, por não considerar a complexidade do trabalho bancário remoto, possíveis falhas técnicas, contextos de saúde, sobrecarga ou a própria organização das equipes. Segundo ele, o banco não ofereceu diálogo ou oportunidade de defesa aos funcionários.

A entidade sindical informou que, nos últimos 12 meses, o Itaú já havia cortado 518 postos de trabalho, reduzindo o quadro para 85.775 funcionários. O sindicato afirmou que procurou o banco para esclarecimentos sobre as novas demissões e que buscará a reposição das vagas.

Nota do Itaú

“O Itaú Unibanco realizou hoje desligamentos decorrentes de uma revisão criteriosa de condutas relacionadas ao trabalho remoto e registro de jornada. Em alguns casos, foram identificados padrões incompatíveis com nossos princípios de confiança, que são inegociáveis para o banco. Essas decisões fazem parte de um processo de gestão responsável e têm como objetivo preservar nossa cultura e a relação de confiança que construímos com clientes, colaboradores e a sociedade.”

FONTE: Portal G1

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