conexões essenciais 10 a 12 de junho

16/05/2019

A importância de aprender, desaprender e reaprender

A frase é do pensador norte-americano Alvin Toffler (1928-2016): “O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. O final do enunciado foi escolhido como tema para a palestra de encerramento da Expogestão 2019. O palestrante, Zeca de Mello, afinal, viveu tudo isso.

Aprendeu a ser padre, ordenando-se aos 25 anos; desaprendeu quando decidiu largar a batina, 12 anos depois; e reaprendeu ao escolher os ofícios de palestrante e professor. “As transformações começam em nós, já que sabemos o que mudar nos outros”, afirmou o carioca, filósofo, doutor em Teologia e hoje professor na Fundação Dom Cabral.

Aos 18 anos de idade, Zeca de Mello foi para o seminário, convicto de que o sacerdócio era sua vocação. Formado em Filosofia, doutorou-se em Teologia na Itália e foi ordenado, chegando a ocupar a coordenação do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Aos 25 anos, tornou-se o mais jovem diocesano ordenado no Brasil.

Zeca iniciou sua palestra com uma pergunta retórica: “Numa sociedade com mudanças a uma velocidade estonteante, o que deve permanecer?” “Nossa geração – disse ele – formou-se no modelo ‘qual a resposta certa?’. Boa memória era tudo. Mas isso mudou, e hoje as respostas são pesquisadas on line, oferecendo diversas vias.”

E o que é preciso para aprender mais e mais rapidamente? “Precisamos de fome, de apetite. Temos as ferramentas e os insumos, precisamos do desejo”, afirmou, ilustrando o pensamento com um trecho da poeta Adélia Prado: “Nem a faca nem o queijo; eu quero a fome”.

“Os melhores professores – prosseguiu Zeca – foram os que me despertaram o apetite, que provocaram o desejo de aprender.” Outra grande professora, para ele, é a crise. E foi justamente em um momento de crise que ele, em 2006, decidiu abandonar o sacerdócio e reaprender, transformando sua vida. Fez MBA e enveredou pelo ambiente corporativo, dando aulas na Fundação Dom Cabral.

Foto do palestrante Zeca de Mello

Cooperação e confiança são duas qualidades salientadas pelo palestrante: “A confiança é o principal valor nos novos empreendimentos. A cooperação é vital na inovação. Esses valores não podem simplesmente ser exigidos, mas devem ser cultivados”.

Zeca de Mello é um entusiasta das Humanidades, que permitem ao ser humano, entre outras coisas, ter capacidade crítica e autocrítica; ter a compreensão empática do outro; exercitar a imaginação criativa. “O conceito de Humanidades não se resume às Ciências Humanas ou à condição do ser humano, mas a uma ampla compreensão da existência colaborativa”, disse.

Nesse ponto, Zeca deu uma das respostas à sua questão retórica inicial: “Devemos manter viva nossa capacidade crítica e nossa autonomia. Ter certeza não é o mesmo que ter confiança. Se você tem certeza do caminho que segue, não precisa ter confiança. A autoconfiança é importante, mas se não incluir a confiança no outro, torna-se perigosa”.

Zeca de Mello citou as que considera as três melhores pedagogas da vida: as crises, as crianças e a empatia. E arrematou com a importância da inteligência emocional: “A pessoa emocionalmente inteligente é capaz de expressar ternura e afeto; de lidar com a inveja, o rancor e a angústia; de criar empatia e despertar confiança”. E deixou um exercício: “Nos próximos dias, visitem uma pessoa e conversem com ela, pessoalmente. Só usem recursos tecnológicos se a distância for muito grande“.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização