Ir para o conteúdo Pular para o menu principal

Quais os diferenciais das melhores empresas para se trabalhar?

  Catarinenses no ranking da Você SA abordam que benefícios a satisfação do colaborador proporciona para o negócio Oito empresas catarinenses – Bunge, Fundação Pró-Rim, Intelbrás, Sicoob São Miguel, Termotécnica,…

0

 

Catarinenses no ranking da Você SA abordam que benefícios a satisfação do colaborador proporciona para o negócio

Oito empresas catarinenses – Bunge, Fundação Pró-Rim, Intelbrás, Sicoob São Miguel, Termotécnica, Tigre, Zen e WEG – foram incluídas na edição 2019 do mais tradicional ranking das 150 Melhores Empresas para se Trabalhar, realizado pela revista Você S/A.

Uma característica comum a todas elas é o investimento nas pessoas mesmo em tempos difíceis. “Isso acontece pela compreensão de que bons resultados só são alcançados quando empregados de todos os níveis se sentem respeitados, ouvidos, estimulados e prestigiados”, diz a editora Elisa Tozzi, no texto de apresentação do anuário.

Horários flexíveis, apoio financeiro à educação, ambientes de descompressão, políticas de inclusão, programas de estímulo à inovação, avaliações de desempenho, integração dos novatos por meio de um tutor são algumas das práticas de Recursos Humanos que costumam destacar companhias participantes do guia em relação à média do mercado.

Cinco empresas catarinenses compartilharam com o blog Expogestão seus diferenciais para constar neste seleto ranking e falam sobre a importância da satisfação dos colaboradores para os seus negócios.

Intelbrás: simplicidade das relações e proximidade entre líderes e liderados

A Intelbrás, de São José, conquistou sua 16ª presença no Guia da Você SA. Para seu presidente, Altair Silvestri, o principal diferencial da empresa está em criar um ambiente de trabalho onde as pessoas participam das decisões da empresa, onde são desafiadas a ter cada vez mais autonomia e possam assim revelar e desenvolver seus talentos. “Para que isso ocorra, priorizamos as oportunidades de carreira na empresa, criando condições para que as pessoas aprendam, cresçam e se desenvolvam. Nosso modelo de liderança é com base na simplicidade das relações e na proximidade entre líderes e liderados, em todos os níveis da organização. O olhar humanizado em nossas práticas, sejam elas com os colaboradores ou com nossos clientes, nos levam a criar relações de parceria e confiança. E acima de tudo, acreditamos que a força está no coletivo, e por isso o trabalho em times é priorizado para que nossa empresa cresça com o melhor de cada colaborador da Intelbras.” Silvestri lembra que, diante dos muitos desafios do mundo empresarial, um time que está alinhado e feliz com sua contribuição e desenvolvimento torna sua jornada melhor!

WEG: oportunidades de crescimento e reconhecimento

Estes são os principais diferenciais percebidos pelos colaboradores na empresa, segundo Hilton José da Veiga Faria, diretor de RH e Relações Institucionais da WEG. Com 20 mil colaboradores e sede em Jaraguá do Sul, esta foi a nona presença da empresa no Guia.

“Quando perguntam qual o segredo da WEG, pelo menos dois itens fazem parte da resposta que está na ‘ponta da língua’ dos principais executivos: Desenvolvimento de Pessoas, Tecnologia e Inovação. A frase do Sr. Eggon João da Silva, um dos três fundadores da WEG, retrata bem essa realidade:  ‘Se faltam máquinas, você pode comprá-las; se não há dinheiro, você toma emprestado; mas homens você não pode comprar, nem pedir emprestado, e homens motivados por uma ideia são à base do êxito’. Esta base sólida e bem fundamentada permite que a WEG não só cresça solidamente com retorno do capital adequado, mas também possibilite o crescimento e desenvolvimentos de milhares de colaboradores que fazem parte da empresa.

Se hoje a WEG é uma empresa competitiva e está entre os grandes fornecedores de equipamentos elétricos do mundo é porque desde o início contou com pessoas motivadas, que acreditaram no propósito da companhia e mantiveram vivos os valores e princípios da empresa”, destaca Hilton.

Tigre: respeito e atenção às pessoas

Para a Tigre, de Joinville – presente em 22 edições do ranking – o grande diferencial é o respeito e a atenção às pessoas, que estão sempre no centro das decisões. “Os indicadores mostram que as empresas que participam do ranking têm melhor desempenho do que as demais, pois o profissional satisfeito é mais produtivo, criativo e realizado com o seu trabalho”, afirma Patrícia Bobbato, Gerente Corporativa de Pessoas e Comunicação Interna.

 Termotécnica: equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Com sede em Joinville, a  Termotécnica comemorou sua sexta edição consecutiva na premiação da Você SA. De acordo com o presidente, Albano Schmidt, “os pontos fortes da companhia, apontados na matéria da Você S/A, foram o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que é levado muito a sério pela diretoria e pelas lideranças, para que todos os colaboradores não ultrapassem a carga horária. E o investimento na qualificação dos gestores não apenas nas competências técnicas exigidas em suas respectivas áreas, mas em aspectos comportamentais como Liderança de Equipe e Relacionamento Interpessoal. Tudo isso contribui para o clima de respeito e camaradagem que é uma marca da cultura organizacional da Termotécnica.” Schmidt destaca o fato de que as empresas que integram o ranking demonstram maturidade e capacidade de inovação institucional fomentando, de um lado, o bem-estar e, de outro, o engajamento e a produtividade de todos os colaboradores. “Nossos profissionais trabalham felizes porque atuam em uma empresa que tem propósito, metas e desafios, onde todos que chegam são acolhidos e tratados com respeito e cordialidade. Isso tudo só fortalece o nosso orgulho de pertencer. E não canso de reafirmar que a nossa visão de negócio vem sendo materializada: ser uma empresa de classe mundial, onde as pessoas tenham prazer e orgulho de trabalhar.”

Fundação Pró-Rim: colaborador satisfeito faz atendimento melhor na área de saúde.

Para Marcos Vieira, presidente da Fundação Pró-Rim, de Joinville – 11 vezes presente no ranking – o principal diferencial da instituição é que as pessoas estão verdadeiramente engajadas com o seu propósito. “Salvar Vidas não pode ser da boca para fora. As pessoas estão envolvidas no dia a dia com os valores da instituição como comprometimento com a luta pela vida, transparência, amor e tratamento humanizado com qualidade. O processo de treinamento e crescimento profissional através do recrutamento interno promove o crescimento pessoal dentro da instituição. Mais de 300 colaboradores que chamamos “gente com amor” foram promovidos entre os mais diversos setores da instituição gerando um sentimento de orgulho de pertencer. O colaborador satisfeito é mais eficiente e motivado. A área da saúde é conhecidamente um ambiente de ansiedade e stress. Quando as pessoas estão felizes elas promovem um atendimento melhor, com mais carinho e competência técnica”.