Como as empresas se adaptam a nova fase do mercado de trabalho
O futuro do trabalho está se moldando conforme as mudanças tecnológicas, como inteligência artificial e a evolução para um futuro de energia verde, e com a escassez de talentos. O relatório huManpower, lançado pela ManpowerGroup, revela que os empregadores estão escolhendo profissionais fora do comum, reconhecendo o valor da diversidade e do aprendizado. Além disso, lacunas nos currículos não são mais barreiras e as lideranças estão sendo desafiadas a adotar práticas sustentáveis.
De acordo com o relatório, os empregadores estão mais receptivos a pessoas candidatas não tradicionais, reconhecendo o valor de habilidades diversas e experiências únicas. O estudo revela que as lacunas nas carreiras, anteriormente vistas como obstáculos, estão sendo consideradas
oportunidades de crescimento e aprendizado.
O relatório huManpower destaca ainda a importância crucial de aplicarmos a mentalidade de sustentabilidade não apenas às operações empresariais, mas também aos recursos humanos. Lideranças de negócios verdes, agora, são desafiadas a integrar a preocupação com o meio ambiente à gestão de talentos.
A seguir, destacamos alguns dados do estudo que podem contribuir para que os profissionais de RH possam liderar a transformação, criando ambientes organizacionais mais inclusivos e sustentáveis.
Faltam talentos, sobram demandas
Apesar de uma economia global em desaceleração, três em cada quatro empregadores (75%), em todo o mundo, afirmam estar enfrentando dificuldades para encontrar os talentos com as habilidades que precisam.
Soft skills
39% dos empregadores afirmam que Comunicação, Colaboração e Trabalho em Equipe são as soft skills mais importantes.
As chaves da produtividade
40% dos empregadores consideram que o desenvolvimento pessoal é o fator mais importante de produtividade da força de trabalho.
Empregos verdes
70% dos empregadores já planejam ativamente recrutar para empregos verdes.
IA e RV
58% dos empregadores em todo mundo acreditam que as tecnologias de IA e RV terão um impacto positivo na contratação.
Gamers
58% dos empregadores em todo mundo afirmam que consideram as habilidades em videogame durante o processo de contratação.
Millennials e Geração Z
26% dos empregadores afirmam que colaboração e trabalho em equipe são habilidades essenciais para candidatos Millennials e da Geração Z.
Professores Boomers e da Geração X
Empregadores dizem que ensinar e orientar são as soft skills com maior demanda para colaboradores da geração X e Baby Boomers.
Os números mencionados neste relatório foram coletados da Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup. Essa é a pesquisa de emprego mais abrangente e prospectiva do gênero, usada globalmente como um importante indicador econômico. Os números foram obtidos por meio de consultas digitais realizadas em 2023 com mais de 30 mil empregadores em 41 países. Para saber mais, clique aqui.