conexões essenciais 10 a 12 de junho

30/08/2023

Como melhorar o desempenho físico e cognitivo

Pela estimativa do IBGE, o Brasil tem uma população de 211 milhões de habitantes. O instituto prevê que, em 2060, serão 228,3 pessoas, 25% delas com mais de 65 anos. Como vamos chegar até lá? Estamos cuidando do nosso corpo e mente? Esses questionamentos foram feitos por Eduardo Oliveira, farmacêutico que atua como gerente de Estratégia e Inovação da Catarinense Pharma, durante a ExpoGestão em sua palestra “Conversa sobre Saúde Mental e Suplementação Executiva: como melhorar o desempenho físico e cognitivo e enfrentar os desafios”.

O farmacêutico entende que hoje todos os aspectos que envolvem a saúde mental estão extremamente aflorados e existe uma necessidade muito grande de serem discutidos. Aspectos como estresse, ansiedade, insônia, comportamentos compulsivos. “Quando olhamos para a ExpoGestão, um ambiente empresarial, pensamos como está a saúde emocional e mental dos executivos e como, por meio da alimentação ou de uma suplementação, o consumo de nutrientes adequados pode impactar e melhorar a saúde. Há uma correlação sobre esses dois fatores: alimentação e saúde mental”, garante.

De acordo com o Ministério da Saúde, em torno de 3% da população necessita utilizar medicamentos contínuos para transtornos mentais severose mais 9% necessitam eventualmente de atendimento nos transtornos menos graves. Dados do IQVIA (empresa multinacional americana que atua nos setores de tecnologia da informação em saúde e pesquisa clínica) mostram que o consumo de medicamentos antidepressivos e estabilizadores de humor no Brasil cresceu 53% entre 2019 e 2023.

Novos tempos

Durante a conversa com os participantes da palestra Eduardo fez uma analogia sobre os ciclos de vida anteriores, que eram bem definidos por faixa etária e os atuais. “Nosso ciclo de vida hoje é bem diferente. Cada vez mais temos o ciclo de trabalho se entrelaçando com o ciclo de aprendizagem, e entrando no ciclo de aposentadoria. Anteriormente, 60 anos era a idade média que as pessoas se aposentavam. Agora aos 60 anos as pessoas estão se redescobrindo, estão empreendendo, inovando. A pessoa tem mais 20 anos pela frente. A economia está aquecida nessa faixa da população”, lembrou.

Qual o segredo da longevidade? A ciência mostra que 10% são fatores genéticos, os outros 90% estão relacionado ao nosso estilo de vida. “Saúde não é a ausência de doença. Conceitos mais modernos mostram que é muito mais integrativo, levando em conta as questões físicas, mentais, espirituais e sociais”, destacou Eduardo, se referindo também aos impactos da pandemia da Covid-19.

Para falar sobre o sentido de bem-estar, que observam todos esses aspectos, Eduardo Oliveira detalhou os seis itens essenciais.

Melhor Saúde – o principal deles.

Melhor Forma Física – aquela que permite fazer tudo o que eu desejo, com saúde – trabalhar, praticar atividade física

Melhor Nutrição – falta de acesso à alimentação ou rotina que não incluem uma alimentação saudável

Melhor Aparência – tem que ser o reflexo da nossa saúde

Dormir Melhor – não existe saúde sem uma boa higiene do sono

Melhor Atenção (mildfulness) – vivenciar as coisas de maneira real

Eduardo falou sobre as inúmeras deficiências nutricionais que as pessoas podem ter e recomendou a procura por um profissional de saúde para obter a orientação individual adequada. Ao mencionar fatores nutricionais importantes para manter o equilíbrio do corpo e da mente, referiu-se a legislação do Conselho Federal de Farmácia, que regula a atuação do farmacêutico referente a suplementos alimentares, como é possível utilizar a suplementação para prevenção de doenças, recuperação de saúde, otimização do desempenho físico e mental e complementação de farmacoterapia. “Nosso sistema neuromuscular vai sendo afetado com o passar do tempo, especialmente dos executivos que têm uma demanda muito grande referente à cognição. Um profissional da área da saúde habilitado poderá orientar quais as opções isoladas e concentradas de nutrientes que podem ajudar a manter uma boa saúde cognitiva.”

Não deixe de ler também:

Três novos palestrantes confirmados para a ExpoGestão 2025

03/04/2025

Três novos palestrantes confirmados para a ExpoGestão 2025

Dia 10 de abril tem virada de lote. Garanta seu ingresso agora!

03/04/2025

Dia 10 de abril tem virada de lote. Garanta seu ingresso agora!

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização