Voltar 27 de Outubro de 2020
  • ExpoGestão

  • ExpoGestão min

Conversa com conselheiros: lições aprendizados a compartilhar

Grandes executivos sofrem de um mal: a solidão do poder. E eles têm encontrado nos conselhos o suporte necessário para a tomada de decisão. A estratégia utilizada por conselheiros experientes para sobreviver à pandemia da Covid-19 foi um dos temas da Expogestão 2020. Marcos Grasso, da Cacau Show, Iberchem e Tok&Stok; Ernesto Heinzelmann, Porto de Itapoá, Condor e Rôgga; e Andrea Baril, da Hering e Docol, participaram do painel de conselheiros, mediados por Luis Lobão, professor de estratégia e governança corporativa.

A experiência vivida com clientes na Ásia e na Europa permitiu que Marcos ampliasse sua visão da crise para além do Brasil. E um dos aprendizados internacionais foi unânime: é preciso ter formas mais eficientes e inteligentes para o abastecimento. “Os gestores avaliaram toda a cadeia, refletindo sobre o que poderia ser internalizado, protegendo e beneficiando inclusive a própria nação”, contou.

O environmental, social and corporate governance – ESG, traduzido do inglês como governança ambiental, social e corporativa, também pautou os conselhos em 2020. “Intensificamos o olhar para o entorno. Se o ambiente é melhor, a chance de a companhia crescer também é maior”, validou Ernesto, acrescentando que esse será um caminho longo num Brasil socialmente desigual. O mercado de capitais também já está valorizando as empresas que atuam nesses conceitos, com uma série de fundos de investimentos exclusivamente ESG. É o investidor, aquele que tem o capital, pressionando a mudança de fora para dentro.

O ano de 2020 ficou marcado por inúmeras mudanças de rota. O planejamento estratégico continua sendo o mapa que guiará as empresas para o presente e futuro, mesmo que precise ser revisto ao longo do caminho. “A crise também trouxe muitas oportunidades, enquanto a criatividade trará novos negócios”, relembrou Andrea. Nesse período, sua atuação nos conselhos da Hering e Docol ficou ainda mais próxima, compartilhando decisões e oferecendo a agilidade necessária que a crise exigia.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens

Patrocínio:




Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Toccatto
Target
Sercompe
Silva Santana & Teston
Moore
Sympla
Hype50+
Aylmer
Instituto Cliente Feliz
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Mandelli & Logiggio
By the Bed
Tendências
SEBRAE
Oxford Porcelanas
STRAUSS

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci