
A Jornada do Conhecimento ExpoGestão, realizada em Itajaí no mês de outubro, combinou palestras inspiradoras das consultorias KPMG e FCamara com dinâmicas entre CEOs, que compartilharam suas experiências e projeções para 2026.
De forma geral, as lideranças empresariais demonstraram otimismo em relação ao cenário brasileiro, embora tenham apontado uma dor comum a todos os setores: a escassez de mão de obra qualificada.
Em sua apresentação, Charles Krieck, da KPMG, revelou que 79% dos CEOs ouvidos em pesquisa da consultoria estão otimistas com 2026, ainda que preocupados com o contexto internacional.
O levantamento apontou como principais prioridades estratégicas:
• Inteligência Artificial e agentes autônomos
• Desenvolvimento e retenção de talentos
• Reforma tributária
• Agilidade organizacional e eficiência operacional
• ESG como pilar de valor
Rafael Zimath, da SST Advogados, destacou as transformações da Reforma Tributária, com a mudança da tributação da produção para o consumo, a simplificação de impostos e a expectativa de redução dos litígios. “Estamos na fase ‘beta’ da legislação; o desenvolvedor é o Congresso Nacional e 2026 será o ano teste”, afirmou.
Fábio Camara, do Grupo FCamara, reforçou que o primeiro passo para aproveitar o potencial da inteligência artificial é entender o funcionamento da tecnologia, para então definir como ela pode gerar valor para o negócio.
Nas próximas edições do Dicas ExpoGestão, você confere novos insights e aprendizados da Jornada do Conhecimento.