Do legado que recebemos à construção do nosso legado
A abertura da Expogestão 2024 trouxe o professor Pedro Lins para um mergulho nas reflexões sobre a construção de legados. Conselheiro, mentor com mais de 40 anos de experiência em liderança, ESG e Sustentabilidade, o palestrante deixou mensagens profundas para os participantes. Como ele mesmo definiu, seu propósito de vida é “inspirar as pessoas a abrirem suas mentes e se darem a oportunidade de aprender, desaprender, reaprender…”. E dessa forma, desafiou os participantes a construírem seus legados.
Começou mostrando a diferença entre herança e legado. Herança, explicou, é o que produzimos como nosso patrimônio, nossos bens, que são transferidos aos herdeiros em um inventário, por exemplo. Já legado, é pessoal, que só você pode criar, intransferível. Legado é o que fica na memória das pessoas.
Pedro Lins apresentou alguns passos para ajudar os participantes a pensarem na construção do legado. Primeiro, é necessário entender qual o legado você recebeu, com quem você aprendeu e, a partir daí, saber o que fazer com as lições aprendidas. O professor associado da Fundação Dom Cabral explicou que os legados são recebidos da família, da escola, da comunidade, de profissionais, com pessoas que convivemos ou mesmo lemos e estudamos sobre. A partir desse momento, é necessário ir além. Cada um é responsável por construir a sua história. O desenvolvimento do legado, seja na jornada profissional ou pessoal, passa pela definição dos valores, princípios e do propósito de vida. “Para que você existe? Essa é a pergunta que todos precisam responder para entender como podem fazer a diferença na vida das pessoas”, argumentou Pedro Lins.
O passo seguinte é o que o palestrante chamou de ‘Supreender-se’. A pessoa precisa experimentar novas situações, conversar e conviver com gente diferente, ler algo que nunca leu, ouvir o que nunca tinha ouvido, conhecer um lugar que nunca conheceu, fazer algo que ainda não foi feito. Isso tudo faz com que a pessoa faça a diferença na vida pessoal, profissional, social. E pode ir ainda mais longe. O professor explicou que é possível ir além. Fazer ainda mais a diferença. Para isso, apresentou quatro perguntas que devem ser feitas para ver se está no caminho certo da construção do seu legado profissional:
1 – Qual a diferença que sua empresa faz na vida das pessoas?
2 – Qual a diferença que eu faço na minha empresa?
3 – A sua empresa pode fazer ainda mais diferença?
4 – Eu posso fazer ainda mais diferença?
Se uma das respostas a essas perguntas for negativa, é necessário refletir e, quem sabe, trocar de empresa.
Lins ainda falou sobre o quarto passo na nossa jornada, que é a construção do legado. Explicou que alguém somente morre de verdade quando ninguém mais lembra-se dela. Reforçou que, quando a pessoa não faz o uso adequado de seus valores, princípios e propósito, não só deixa seu legado arranhado, como diminui o potencial dos outros, especialmente dos que estão ao seu lado.
Para finalizar, destacou o papel da liderança na construção do legado: “Necessitamos de líderes com coragem, caráter, integridade, energia e alegria, e com projetos carismáticos. Um líder que pensa diferente, que faz escolhas. Um líder que, em vez de ser rico e famoso, deseja produzir riqueza e ser respeitado e admirado. Um líder moderno e atual. Um líder que faz a diferença na sociedade e no planeta”.