conexões essenciais 10 a 12 de junho

27/10/2020

Do olho do furacão para o tsunami

O mundo está passando por uma transformação, que é a transição da era industrial para a era digital. “Estamos no olho do furacão dessa transformação, e a pandemia do coronavírus está acelerando a transição. Logo estaremos num tsunami”, compara o professor Neri dos Santos, um dos palestrantes do primeiro dia da Expogestão 2020 Digital. “Se antes as organizações levavam de dois a três anos para concluir um processo de digitalização, agora esse prazo vai cair para duas a três semanas”, prevê o palestrante.

Neri dos Santos é fundador e primeiro diretor-presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), foi secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC; CEO do Instituto Stela; pesquisador e especialista em Gestão do Conhecimento, Transformação Digital e Inovação Contínua; e membro dos Conselhos Editoriais do American Journal of Industrial Engineering e do International Journal of Knowledge Engineering and Management. Sua palestra na Expogestão abordou a Plataforma Digital – modelo de negócios para a inovação contínua.

“Transformação digital – alerta o professor – não é só tecnológica. Ela abrange as dimensões social e organizacional, exigindo o engajamento de toda a cadeia, de funcionários, fornecedores, clientes… E todos, absolutamente todos os setores produtivos e de serviços serão atingidos de alguma forma.”

Modelo colaborativo

Até pouco tempo atrás, a produção e a oferta de serviços eram lineares, seguindo o modelo fábrica implantado pela Revolução Industrial. “Agora – compara Neri dos Santos – o modelo é plataforma digital, tudo é feito em rede, de maneira colaborativa. A plataforma faz a conexão entre quem produz e quem consome, reduzindo a distância entre estes extremos.”

Quanto mais usuários tiver uma plataforma, mais valor ela terá. O palestrante utilizou um exemplo de um sistema de telefones para mostrar como as plataformas aproveitam os efeitos indiretos de rede; quanto mais telefones tiver a rede, maior o número de conexões, mais usuários interligados e maior valor do serviço.

O caminho para implementar uma plataforma digital tem quatro passos: conectar (saber o que o usuário quer), criar, compensar (monetizar) e consumir. Se antes esse caminho levava muito tempo e demandava recursos, a partir de agora tudo é mais rápido e com custo reduzido.

“Vamos ter geração de conhecimento exponencial na terceira década deste século, graças ao rápido avanço na transformação digital”, prevê Neri dos Santos, reforçando que a pandemia acelerou o processo. “A resiliência, característica dos materiais físicos, vai ser organizacional, exigindo das empresas e das pessoas mais flexibilidade, resistência e tenacidade”, conclui o palestrante, finalizando com uma constatação baseada em números: os negócios baseados em plataformas superam todos os outros modelos de negócios em taxas de crescimento.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização