conexões essenciais 10 a 12 de junho

29/06/2023

ESG como instrumento vital

O sucesso de uma liderança passa pela aplicação dos princípios ESG. A conclusão é dos executivos Rodrigo Visentini, gerente geral e vice-presidente de Marketing Nutrition Brasil na Unilever, e Estevan Sartoreli, cofundador e co- CEO da Dengo Chocolates, debatedores no painel “Por que trazer o ESG à mesa do CEO é vital ao seu negócio”, pauta do Congresso da ExpoGestão
2023.

Sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance“, ou ambiental, social e governança, o conceito se define como “um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização”.

Precisamos de propósito
Estevan Sartoreli abriu sua palestra com uma exortação: “Precisamos repensar tudo. Por que existimos, por que fazemos, o que fazemos, como fazemos, quem somos como líderes, nossa noção de tempo, nossa definição de sucesso… Precisamos de propósitos. Nunca nos faltaram tantos propósitos, algo que nos dá importância, sentido à vida”. Para ele, não basta conhecer o propósito, mas entender como os propósitos individuais se entrelaçam com os de uma organização: “Precisamos ser gestores de cuidado, cuidar uns dos outros”.

Passando esses conceitos para a Dengo Chocolates, Sartoreli detalhou a atuação da empresa e como ela aplica o conceito ESG no dia-a-dia. “Procuramos desenvolver uma cadeia cacau-chocolate mais justa e sustentável. Um dos passos é valorizar quem produz, gerando renda digna, principalmente aos pequenos e médios produtores.”

Outra preocupação é oferecer um produto mais saudável, com mais cacau e menos açúcar. “A composição normal de um chocolate tem muito açúcar, e hoje os níveis de sobrepeso e obesidade são alarmantes”, justifica. Outra preocupação é com o E da sigla ESG: o ambiente. “Temos mais de 20 mil hectares de floresta preservada, e quase zeramos o nível de desflorestamento. Nossas embalagens são cem por cento recicláveis e valorizamos a venda de produtos a granel. A Dengo Chocolates se pauta por respeitar, inspirar e conservar”.

Pilares da ESG
Enquanto a Dengo Chocolates é uma nova e pequena empresa brasileira, a Unilever é uma tradicional gigante multinacional. Ambas têm em comum a aplicação dos princípios ESG, cada uma adequando-os a sua realidade. A Unilever, por exemplo, definiu pilares, especialmente na questão ambiental. “Nossos pilares – detalha Rodrigo Visentini – são a redução de resíduos, gerando o mínimo possível e utilizando embalagens recicláveis e recicladas. Afinal, o melhor resíduo é aquele que não é gerado.”

Outro pilar é o cultivo sustentável e a agricultura regenerativa. “A Mata Atlântica
só tem 8% de sua área original; então, precisamos preservar o que resta e utilizar a terra de forma racional.”

Critérios nutricionais, nutrição positiva e combate ao desperdício completam os pilares da Unilever. “Hoje, no mundo, há mais comida sendo jogada fora do que pessoas passando fome. É urgente mudar essa realidade, e isso depende de empresas e gestores engajados, entendendo que ESG não é moda, mas uma necessidade”, conclui Visentini.

Não deixe de ler também:

Três novos palestrantes confirmados para a ExpoGestão 2025

03/04/2025

Três novos palestrantes confirmados para a ExpoGestão 2025

Dia 10 de abril tem virada de lote. Garanta seu ingresso agora!

03/04/2025

Dia 10 de abril tem virada de lote. Garanta seu ingresso agora!

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização