
Desde o desalinhamento em relação as expectativas de trabalho híbrido até questões de responsabilidades entre empregado e empregador e sem deixar de citar as diferenças organizacionais presente em cada geração. Este é o desafio da Gestão de Pessoas.
Uma pesquisa do Linked In, elaborada em 2024, identificou que 72% dos jovens deixaram seus empregos por conflito com as regras de trabalho híbrido. E ainda recentemente, a Revista Exame divulgou uma reportagem onde o Gestor de uma consultoria de RH menciona que os “jovens estão cada dia menos flexíveis com ao retorno presencial e que muitos preferem o desligamento do emprego ao retorno presencial”.
O ideal é superar os desafios usando as diversas ferramentas à disposição, aprimorando de acordo com a necessidade, e sempre com foco na Experiência do Colaborador durante a sua jornada profissional e, para isso, podemos usar digitalização, Inteligência Artificial, mídias sociais, inclusão, entre outros.
Na digitalização, a busca constante por melhorias nos processos e procedimentos, vai além de criar robôs ou pastas compartilhadas e, sim, buscando sinergias entre as diferentes esferas na empresa e onde os processos podem ocorrer de forma mais ágil, buscando soluções sustentáveis para o negócio e eficiência na operação.
No campo da Inteligência Artificial, esta fará parte do cotidiano e não há como escapar. O melhor é entender onde e como podemos agir em conjunto, assim como buscar compreensão do poder da ferramenta e quais impactos no meu trabalho. Ignorar a inovação, te deixará sem ferramentas de combate. Assim como as mídias socias, amadas e odiadas em vários momentos, mas vale aquela máxima: sabendo medir a utilização, é sempre muito útil.
Trabalhar a inclusão é muito mais do que pensar na diversidade de gênero ou além, mas sim de fato incluir o Colaborador nas conversas e avaliações sobre a jornada e entender quais são os principais fatores relevantes, para cada indivíduo, na retenção e entregas com eficiência. Prese por construir um ambiente de trabalho que atendam as necessidades e expectativas de empregado e empregador.
Ao implementar essas estratégias, os líderes podem criar um ambiente de trabalho que seja mais do que um apoiador aos Líderes e Liderados, promovendo um clima organizacional positivo e produtivo para todos!
FONTE: BMW Group