
Leonardo Zipf, presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas, participou da ExpoGestão com uma palestra sobre como a cultura organizacional, a estratégia e a inovação moldaram a trajetória da companhia centenária. O executivo ingressou na empresa em 1989, como supervisor de vendas, e passou por cargos de gerência e diretoria comercial até assumir a presidência-executiva. Em sua gestão, impulsionou a governança corporativa e a internacionalização da empresa, ampliando sua presença global. Também liderou o processo de sucessão para a executiva Rosemeri Francener e, atualmente, preside o Conselho de Administração.
Fundada em 1925, em Jaraguá do Sul (SC), pelo casal de imigrantes alemães Rudolph e Hildegard Hufenüssler, a Duas Rodas começou como uma pequena fábrica de essências — a primeira processadora de óleos essenciais para alimentos no Brasil. Com forte presença na América Latina, é especializada na produção de aromas, extratos e ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Sua história é marcada por inovação, crescimento sustentável e atuação global.
Zipf destacou que empresas duradouras possuem características que as diferenciam: visão de longo prazo, cultura organizacional sólida, capacidade de adaptação a cenários diversos e incentivo constante à inovação. Para ele, o sucesso da Duas Rodas está alicerçado em três pilares: envolver pessoas, produzir resultados e construir o futuro.
Para engajar os colaboradores, a empresa promove uma cultura de alto desempenho, baseada em capacitação e autonomia. Os resultados vêm do foco em estratégia e da otimização dos processos decisórios. Já o futuro é construído com o desenvolvimento de lideranças e com uma visão voltada à sustentabilidade.
O planejamento estratégico tem papel central no crescimento da empresa. Elaborado com a participação de mais de 200 pessoas, segue o modelo BSC (Balanced Scorecard), dividido em quatro dimensões: Financeira, Clientes, Processos Internos e ASG (Ambiental, Social e Governança). “Gosto de uma frase que reflete como pensamos: somos uma startup de 100 anos. É assim que nos vemos. Queremos crescer, mas sem perder a velocidade”, afirmou.
Zipf também ressaltou o papel da inovação contínua no futuro da companhia. Ele explicou como funciona o processo de inovação estratégica colaborativa e apresentou produtos lançados nos últimos anos, como o Acerola 40%, único no mercado com esse nível de concentração de vitamina C, e o Antho Power 6, uma linha de extratos de açaí Jussara padronizados em antocianinas e polifenóis. Ambos refletem o foco da empresa em produtos saudáveis.
Por fim, o executivo enfatizou o uso da inteligência artificial (IA) como diferencial competitivo. “Desde 2011 utilizamos IA, sempre com a premissa de aplicá-la no dia a dia”, disse. A tecnologia está presente em áreas como relacionamento com clientes, pesquisa e desenvolvimento, inteligência de mercado e controle de processos. “Precisamos entender que o mundo muda, o consumidor muda e vai continuar mudando. Temos que nos adaptar com rapidez”, concluiu.