Voltar 27 de Outubro de 2020
  • ExpoGestão

  • ExpoGestão min

O futuro dos negócios é das organizações exponenciais

As “organizações exponenciais” são mais bem preparadas para se adaptar ao novo cenário global e à rápida evolução das tecnologias. Quem garante é o executivo Francisco Milagres, que explicou em sua palestra no primeiro dia da Expogestão 2020: “As organizações exponenciais são empresas que crescem de forma escalável. Nelas, a receita e a quantidade de clientes crescem aceleradamente, enquanto os custos mudam pouco”. Como exemplo, Milagres citou o Uber, que não precisa aumentar custos na mesma proporção da demanda, pois a frota de motoristas não é contratada pela empresa; o Uber é só uma plataforma de intermediação de negócios.

Francisco Milagres é fundador e diretor-executivo da Mirach; embaixador, consultor e instrutor certificado pela OpenExO – plataforma global dos autores de Organizações Exponenciais. Tem vasta experiência com projetos de transformação digital em organizações globais. É membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Unimed Porto Alegre e foi um dos responsáveis pela realização do primeiro evento oficial da Singularity University no Brasil. É graduado e mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec.

Na palestra intitulada “Futuro dos negócios – casos práticos para o novo cenário”, Milagres resumiu os conceitos de “organizações exponenciais” e “transformações exponenciais”, a partir dos estudos do empreendedor canadense Salim Ismail, estrategista de tecnologia, criador do conceito ExO (Exponential Organizations) Sprint, fundador da Singularity University , (também palestrante na Expogestão 2020).

Adaptar-se para liderar

“A utilização da tecnologia – reforçou o palestrante – não é de agora, é uma tendência que vem de anos. Para liderar a transformação nesse cenário, é preciso ter a capacidade de se adaptar com velocidade.” Para ilustrar, Milagres mostrou um gráfico sobre a velocidade de adesão às novas tecnologias, começando pelas – poucas – organizações inovadoras, subindo para as que optam pela adoção imediata, em seguida pelas que seguem a maioria e concluindo com as tardias e as retardatárias. “Obviamente, a taxa de sucesso é maior nos dois primeiros grupos.”

A metodologia ExO Sprint baseia-se no “propósito transformador massivo”, um sistema de planejamento que vai da informação à implementação. Na informação há o nível de Escala (equipes sob demanda, comunidade e multidão, algoritmos, ativos alavancados e engajamento) e o de Ideias (interfaces, painéis de controle ou dashboards, experimentação, autonomia e tecnologias sociais).

A metodologia tem alguns fundamentos: lidar com o sistema imunológico corporativo, “faça você mesmo” e rápida execução. “Ter propósito, ser ágil e se adaptar facilmente. Esses são alguns dos atributos para liderar a transformação”, resumiu Francisco Milagres.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens

Patrocínio:




Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Toccatto
Target
Sercompe
Silva Santana & Teston
Moore
Sympla
Hype50+
Aylmer
Instituto Cliente Feliz
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Mandelli & Logiggio
By the Bed
Tendências

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci
×

ExpoGestão 2021 GARANTA SEU ACESSO, INVISTA EM CONHECIMENTO

Faltam:

Dias

Horas

Min