• ExpoGestão
  • min

O futuro dos negócios é das organizações exponenciais

As “organizações exponenciais” são mais bem preparadas para se adaptar ao novo cenário global e à rápida evolução das tecnologias. Quem garante é o executivo Francisco Milagres, que explicou em sua palestra no primeiro dia da Expogestão 2020: “As organizações exponenciais são empresas que crescem de forma escalável. Nelas, a receita e a quantidade de clientes crescem aceleradamente, enquanto os custos mudam pouco”. Como exemplo, Milagres citou o Uber, que não precisa aumentar custos na mesma proporção da demanda, pois a frota de motoristas não é contratada pela empresa; o Uber é só uma plataforma de intermediação de negócios.

Francisco Milagres é fundador e diretor-executivo da Mirach; embaixador, consultor e instrutor certificado pela OpenExO – plataforma global dos autores de Organizações Exponenciais. Tem vasta experiência com projetos de transformação digital em organizações globais. É membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Unimed Porto Alegre e foi um dos responsáveis pela realização do primeiro evento oficial da Singularity University no Brasil. É graduado e mestre em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec.

Na palestra intitulada “Futuro dos negócios – casos práticos para o novo cenário”, Milagres resumiu os conceitos de “organizações exponenciais” e “transformações exponenciais”, a partir dos estudos do empreendedor canadense Salim Ismail, estrategista de tecnologia, criador do conceito ExO (Exponential Organizations) Sprint, fundador da Singularity University , (também palestrante na Expogestão 2020).

Adaptar-se para liderar

“A utilização da tecnologia – reforçou o palestrante – não é de agora, é uma tendência que vem de anos. Para liderar a transformação nesse cenário, é preciso ter a capacidade de se adaptar com velocidade.” Para ilustrar, Milagres mostrou um gráfico sobre a velocidade de adesão às novas tecnologias, começando pelas – poucas – organizações inovadoras, subindo para as que optam pela adoção imediata, em seguida pelas que seguem a maioria e concluindo com as tardias e as retardatárias. “Obviamente, a taxa de sucesso é maior nos dois primeiros grupos.”

A metodologia ExO Sprint baseia-se no “propósito transformador massivo”, um sistema de planejamento que vai da informação à implementação. Na informação há o nível de Escala (equipes sob demanda, comunidade e multidão, algoritmos, ativos alavancados e engajamento) e o de Ideias (interfaces, painéis de controle ou dashboards, experimentação, autonomia e tecnologias sociais).

A metodologia tem alguns fundamentos: lidar com o sistema imunológico corporativo, “faça você mesmo” e rápida execução. “Ter propósito, ser ágil e se adaptar facilmente. Esses são alguns dos atributos para liderar a transformação”, resumiu Francisco Milagres.