conexões essenciais 10 a 12 de junho

20/10/2021

O futuro está ali na tomada

Ruas e estradas sem poluição, silêncio, nenhuma preocupação com o preço do barril do petróleo. Essa projeção não é para o futuro distante, ela está próxima, de acordo com a expectativa do CEO da BMW Brasil, Aksel Krieger, palestrante na Expogestão 2021. Executivo com mais de vinte anos de experiência internacional nos segmentos automotivo e de financiamento ao consumidor, Aksel Krieger falou sobre “A indústria do futuro: aqui e agora”, detalhando as operações e o planejamento da montadora.

A BMW acaba de apresentar sua nova estratégia: Neue Klasse (do alemão, “nova classe”) 2025. É o novo carro da BMW, elétrico, digital e circular (consumo reduzido). “Até 2030 – informa Krieger – 50% dos veículos da marca serão elétricos, contra 7% atualmente.”

Os conceitos principais do Neue Klasse são repensar, reciclar e reusar. A mobilidade do futuro, para a montadora, baseia-se nesse tripé: elétrica, altamente sustentável e circular.

A estratégia leva em conta a mobilidade individual premium, combinando prazer e responsabilidade. Alguns pilares sustentam essa estratégia: sustentabilidade (“A BMW foi a primeira montadora a empregar um engenheiro ambiental, em 1973”); flexibilidade e inovação; eletrificação (90% dos seus modelos deverão ter ao menos uma versão elétrica até 2023; e todos, até 2030); digitalização (o carro deve ser fácil de dirigir); performance financeira.

O significado de mobilidade de primeira classe e responsabilidade sustentável também se divide em conceitos, segundo o CEO. “Posição: responsabilidade pela mobilidade do amanhã. Direção: a sustentabilidade do negócio nos permite moldar de forma independente o futuro da mobilidade. Abordagem estratégica: foco nas necessidades dos clientes, globalmente. Cooperação: trabalho intensivo com os parceiros internos e externos”.

10 milhões de carros elétricos nas ruas

Outro dos objetivos da BMW é assegurar o sucesso de longo prazo. Algumas metas mostradas na palestra: até 2025, uma porcentagem maior ou igual a 25% de carros eletrificados nas vendas totais; 22% de mulheres em posições gerenciais; até 2030, uma redução de 80% de CO2 por veículo na produção; 40% de redução de emissões de CO2 por quilômetro rodado dos veículos em uso; mais de 20% de redução de emissão de CO2 na cadeia de fornecedores.

“Teremos 10 milhões de veículos elétricos nas ruas nos próximos dez anos. E a BMW quer ser a líder, tanto na venda de automóveis quanto no fornecimento de baterias elétricas e veiculares. O Brasil tem boa aceitação do veículo elétrico”, garante.

O modelo iX, novidade da BMW, terá a maior autonomia do país, com mais de 600 quilômetros, além de tecnologia embarcada 5G, entre 40% e 50% a menos de botões e recarga para 120 quilômetros em 20 minutos. A linha Mini terá todos os seus modelos elétricos até 2030.

A digitalização abrange a empresa como um todo: processos de negócios (computação quântica), produtos (upgrade remoto e software, direção automatizada, conectividade) e integração com o cliente (upgrades digitais, personalização digital do carro, processos financeiros digitais). Será, segundo o executivo, a maior frota do mundo com atualizações remotas: “Mais de 2,5 milhões de carros capazes de instalar ou atualizar funções existentes pela nuvem até o fim de 2021”. Não será necessário nem chave para ligar o carro, tudo será feito pelo celular (digital key).

Depois de uma queda nas vendas em 2020, devido à pandemia (sem redução do quadro), a previsão para 2021 é de crescimento sólido nas vendas. E muito carro elétrico saindo da fábrica.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização