Vivemos um momento singular na história do sistema financeiro global, possivelmente o mais importante das últimas décadas, e que poderá ser um período de transição que ecoará por décadas. Muitos movimentos e decisões que presenciamos agora poderão moldar a economia mundial, e o futuro se desenha com uma mistura de incertezas e oportunidades.
A imposição de tarifas comerciais pelos Estados Unidos pode ser apenas a ponta de um iceberg de novas mudanças nas regras do jogo. As tensões comerciais são reflexo de um descontentamento mais profundo com a ordem econômica vigente e podem sinalizar um redesenho da arquitetura monetária global.
A pandemia acelerou a reestruturação do sistema de comércio global e as cadeias de suprimentos. A globalização está sendo questionada, há tensões geopolíticas e os desequilíbrios econômicos podem desencadear uma reconfiguração profunda da economia global, com consequências imprevisíveis.
- Quais os movimentos de realinhamento do sistema econômico global?
- Como as relações de poder estão se deslocando?
- Qual será a nova dinâmica produtiva global?
- A hegemonia do dólar está sendo desafiada?
- A ascensão das moedas digitais e a necessidade de cooperação internacional indicam que o sistema monetário global passará por um rearranjo?
- Estamos à beira de um reset econômico global?
- Como se proteger financeiramente dos impactos?
Para abordar estes temas, estará conosco na ExpoGestão o empresário, mestre em economia, autor e produtor de conteúdos digitais ligados a economia, finanças e novas tecnologias Fernando Ulrich.