conexões essenciais 10 a 12 de junho

04/10/2020

Posicionamento global exige competitividade e inovação

“Empresas que desenvolveram competências se tornaram mais valiosas e mais transparentes.” A constatação foi feita por José Eduardo Fiates, diretor de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em palestra que fechou a programação do segundo dia da Expogestão 2020 Digital. O executivo mostrou também o Programa Travessia, que visa dar respostas ao atual panorama econômico em meio à crise sanitária e fazer o estado de Santa Catarina avançar em suas agendas de competividade e inovação.

José Eduardo Fiates é engenheiro mecânico, com mestrado e doutorado em Gestão da Inovação e Empreendedorismo pela UFSC. Foi diretor da Incubadora Celta-Certi, presidente da Anprotec, diretor-executivo do Sapiens Parque, superintendente-geral da Fundação Certi, fundador e presidente da Cventures.

“Competitividade e inovação para crescimento e posicionamento global” foi o tema da palestra de Fiates, que começou destacando as mudanças que ocorreram no ranking das maiores empresas globais desde 1917, a cada cinquenta anos. “Os avanços tecnológicos foram mudando os perfis das empresas melhor posicionadas, mas todas sempre tiveram em comum valores como competitividade e transparência.”

Aprendizado na pandemia

A atual crise sanitária, detalhou Fiates, provocou intensa transformação no aprendizado, provocando consequências como a antecipação do futuro, a aceleração das mudanças e a ampliação das prioridades. “A transformação digital é uma realidade, não se discute ‘se’, mas ‘como’ fazer as mudanças que a pandemia acabou estimulando.”

O palestrante detalhou os processos da cadeia de valor em que se inserem as empresas competitivas, destacando os ativos (pessoas, relações, sistemas, capital, mercado, startups etc.) e as estratégias (gestões estratégica, da qualidade e produtividade, da inovação e do bem-estar). “Especialmente nas gestões de inovação e do bem-estar, é bom destacar: primeiro é preciso descobrir que as mudanças estão acontecendo e se preparar para elas; depois, preparar as pessoas. Pior que não ter uma estratégia é ter uma errada.”

Por fim, José Eduardo Fiates resumiu o Programa Travessia, criado a partir do Fórum New Deal SC, realizado em maio deste ano, quando Santa Catarina procurava caminhos para enfrentar a pandemia. O programa atua em quatro frentes: reinvenção da indústria e da economia, investimento em infraestrutura, atração de capital e pacto institucional.

“Trata-se de uma construção viva, envolvendo instituições públicas e privadas, com vistas a responder ao status atual e ao potencial dos principais setores, regiões e cadeias de Santa Catarina. O ecossistema econômico do estado é atraente, com empresas e organizações que favorecem a inovação”, concluiu o executivo da Fiesc.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização