
Durante a Jornada do Conhecimento da ExpoGestão 2025, o advogado Rafael Zimath apresentou o tema: “Reforma Tributária: o que muda e como as empresas devem se preparar”.
Ele destacou que a Reforma Tributária não é apenas uma mudança de regras, é uma mudança de era. “Estamos diante do rompimento de um modelo que o Brasil sustenta há seis décadas. A reforma muda o jogo inteiro, joga o tabuleiro para cima”, expôs o advogado.
O advogado lembrou que a transição vai até 2032, com a implementação completa do novo modelo de IVA dual, composto pela CBS (federal) e pelo IBS (estadual e municipal). Antes disso, o ano de 2026 servirá como fase de testes, e 2025 será crucial para o planejamento e adequação das empresas.
Diante dos executivos presentes na Jornada de Conhecimento, Zimath ressaltou que a simplificação prometida pela reforma é real, afinal, o país convive hoje com 27 legislações estaduais e mais de 5.600 municipais.
Zimath alertou que o período de adaptação será desafiador: “Poucas empresas começaram o processo de organização. E o tempo é curto. Os profissionais da área tributária terão noites mal dormidas nos próximos sete anos”, informou.
Entre as principais recomendações, o especialista destacou a necessidade de revisar contratos, mapear operações, ajustar sistemas, treinar equipes e simular o impacto financeiro da nova tributação.
“As companhias que se destacarem serão aquelas que não esperam o movimento do mercado, mas que se antecipam ao futuro”, finalizou Zimath.