
Santa Catarina se consolidou como um dos Estados com menor índice de inadimplência no Brasil, registrando uma redução significativa de 2,45% no final de 2023 para 2,25% em dezembro de 2024, segundo o Banco Central. Com isso, ocupa a 2ª posição, atrás apenas do Rio Grande do Sul (2,1%). A queda foi notada tanto entre consumidores quanto empresas. Para as pessoas físicas, a taxa recuou de 2,82% para 2,65%, enquanto entre as pessoas jurídicas, a diminuição foi de 2,02% para 1,77%.
O mercado de trabalho também teve resultados positivos, com a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos (2,8%) e a criação de mais de 100 mil vagas em 2024. Isso, aliado ao aumento no rendimento médio, proporcionou maior segurança financeira à população. “Com a menor taxa de desemprego da década e a criação de novas vagas, o estado vive um momento de crescimento econômico que contribui para a redução da inadimplência e do endividamento”, destaca o secretário Silvio Dreveck.
A economia aquecida e a maior oferta de crédito impulsionaram a indústria, que registrou um crescimento de 5,6% no faturamento em 2024, o melhor resultado em 14 anos, segundo a CNI. Marcelo Azevedo, da CNI, aponta que fatores como o mercado de trabalho forte e a expansão fiscal ajudaram a manter o consumo e os investimentos em alta.
FONTES: G1 e Conecta SC – Fevereiro/25