conexões essenciais 10 a 12 de junho

29/10/2020

Sucesso tem a ver com hábitos

A pandemia do coronavírus vem mostrando como é bom mudar certos hábitos. “A Covid-19 acelerou paradigmas. Como será o mundo amanhã? Quais hábitos da quarentena serão mantidos? Quais nunca poderão ser retomados? As mudanças são tantas e tão rápidas, que precisamos agir como camaleões.” As questões, constatações e conclusões são do médico neurologista Fabiano Moulin, fechando a programação de palestras da Expogestão 2020.

Médico formado pela Universidade Federal do Espírito Santo, neurologista pela Universidade Federal de São Paulo, é médico assistente do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo, especialista em Neurologia Cognitiva e do Comportamento. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia e Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, é dos mais requisitados professores da Casa do Saber. Sua palestra, intitulada “Novos hábitos para novos tempos – Saúde mental e desempenho”, partiu da informação de que o cérebro, nosso potente aliado ao longo da vida, é o maestro de nosso organismo diante de situações complexas, imprevisíveis e estressantes. Para minimizar nosso desgaste mental, transforma tudo o que é regular em hábito, de modo a não termos de reaprender as mesmas coisas, todos os dias.

“Toda dificuldade na vida nos oferece uma oportunidade de olhar para dentro e invocar nossos recursos internos.” A frase do filósofo grego Epíteto é inspiração para Fabiano Moulin concluir: “Nossa educação é feita da cabeça pra fora. Ninguém nos ensinou a olhar para dentro. É no interior que descobrimos. O cérebro não é suficiente, mas é necessário”.

Outra citação, de Carl Jung, acende a faísca para falar de hábitos: “Até que transforme o inconsciente em consciente, ele direcionará sua vida, e você o chamará de destino”.

Os desafios da mudança

“Hábitos – agora o dr. Moulin falando – são uma genial ferramenta da natureza, respostas automáticas para problemas frequentes. Hábitos são uma belíssima maneira de liberar o cérebro para que minha consciência possa agir.” O que é o sucesso? – pergunta o médico. E responde: “Tudo tem a ver com hábito, de superar os desafios da mudança”.

E quais são esses desafios? “Muitas vezes tentamos mudar a coisa errada, mudar hábitos com a estratégia errada, confundindo metas com processos. Metas são apenas o resultado final. Hábitos às vezes não são o problema, os processos é que são.”

Um dos caminhos para usar a estratégia certa e os processos corretos é transformar a motivação externa em interna. Exemplo: “Quando meu filho chora de madrugada, eu me levanto pra agradar minha esposa? Não, meu desejo é ser um bom marido e bom pai, essa é minha motivação interna, provocada pelo choro do meu filho”.

Criação de hábitos tem quatro etapas: estímulo, desejo, comportamento e recompensa. “É um ciclo, que se alimenta de estímulos claros, desejos atraentes, comportamento fácil e recompensa satisfatória.”

Fabiano Moulin conclui com o exemplo da disputa “jogo finito x jogo infinito”. No primeiro, você joga de acordo com as regras, tem tempo estipulado etc. No infinito você joga o tempo todo, as regras mudam e sempre há novos desafios. Finito: “Quero correr 10 quilômetros”. Infinito: “Quero ser um corredor”. Para deixar um e optar pelo outro, é preciso mudar hábitos.

Não deixe de ler também:

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

24/04/2025

Disciplina, foco e energia: palestrante explica como alcançar uma melhor performance na vida

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

17/04/2025

Palestra internacional confirmada: Susana Balbo, referência global do setor vitivinícola

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização