conexões essenciais 10 a 12 de junho

03/01/2020

Zeca de Mello fala sobre os ciclos de resoluções

 

Ao iniciar 2020, convidamos o palestrante que encerrou a Expogestão 2019 para falar sobre os ciclos de resoluções que acompanham o fim e o começo de mais um ano

Como não poderia ser diferente, o Filósofo, Doutor em Teologia, palestrante e professor da Fundação Dom Cabral, Zeca de Mello, propõe um olhar diferente, o olhar da criança, para iniciarmos este novo ciclo mais atentos ao que é realmente importante em nossas vidas. Confira.

 “Os rituais e festas que marcam cada novo ciclo dão sentido à vida”

Os seres humanos de todas as culturas e em todas as eras não vivem sem rituais. Faz parte da natureza humana comemorar os ciclos agrários, as estações, a noite e o dia. É o momento de fazer um balanço da vida. Somos estimulados a tomar novas resoluções em nossas carreiras, nos relacionamentos, nas finanças e em nossos hábitos.

Os rituais que marcam esses ciclos dão sentido à vida e nos tiram da rotina. E isso é muito importante. Porque, nesta era hiperacelerada e hiperconectada, somos facilmente levados ao mundo das respostas rápidas. A tentação é ficarmos presos à superfície.

O deslizar das nossas vidas como os dedos nas telas dos smarthphones é uma triste metáfora da vida que se leva hoje.

A tecnologia prometeu nos deixar mais livres para dedicar atenção à família e aos amigos, às experiências e à criatividade. Prometeu também um propósito no exercício de nossas profissões e empreendimentos. Mas isso não se concretizou.

Ao mesmo tempo em que vivemos a cultura do foco extremo, sofremos todos de déficit de atenção. O grande risco é ligar o piloto automático e estarmos alheios ao que importa.

Como estudioso e entusiasta da origem das palavras, me vem à mente imediatamente o parentesco entre “Estética” e “Anestesia”. Ambas são de origem grega: uma é a negação da outra.

Estética é a ciência da percepção, dos sentidos abertos para o que é belo. Anestesia é o oposto: significa sentidos fechados. Em grego, a letra alpha (a) indica negação.

Esse momento de festas e celebrações na virada do ano evoca o sonho da criança. Daí ser tão importante olharmos a vida com olhos de crianças. Estar aberto ao novo, prestar atenção nas coisas com curiosidade e estupefação.

“Gratidão é liberdade”

Para esse novo ciclo, proponho um exercício que é muito simples, mas não é fácil: o exercício da visita de gratidão. Procure alguém que foi ou ainda é muito importante na sua vida. Pode ser familiar, professor, mentor, amigo, colega de trabalho ou de faculdade. Quando estiver cara a cara, frente a frente, agradeça pessoalmente, fale de forma bem explícita porque você é tão grato àquela pessoa e por que ela é tão importante.

Bem mais fácil do que isso é nos deixarmos tomar por emoções tóxicas, ressentimentos e mágoas. Acabamos esquecendo das pessoas que passaram ou estão em nossas vidas e que nunca receberam, abertamente, a nossa gratidão e reconhecimento.

Gratidão é liberdade, é se livrar do veneno do ressentimento que só faz mal a quem o cultiva dentro de si.

O ser humano é realizador, capaz de aprender e empreender. Neste novo ano seja capaz de exercitar e empreender a ousadia da gratidão.

Não deixe de ler também:

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização