A Kantar, referência global em dados e insights de mercado, divulgou o estudo Marketing Trends 2025, apresentando um panorama para guiar estratégias que promovam o engajamento dos consumidores e a relevância das marcas, gerando crescimento dos negócios.
1. Confiabilidade e relevância em anúncios gerados por IA
No Brasil, 31% das pessoas já demonstraram incômodo com anúncios feitos por Inteligência Artificial. O desafio é tornar as mensagens mais confiáveis e alinhadas às expectativas do público.
2. Oportunidades e riscos para o marketing da sustentabilidade
Ao mesmo tempo que cresce o número de pessoas dispostas a ter um estilo de vida e de consumo mais consciente – o que estimula iniciativas de marketing com este direcionamento – as empresas precisam divulgar com muito critério a sua abordagem de sustentabilidade, atendendo a regulações cada vez mais rigorosas.
3. Inclusão como pilar de crescimento
Com 76% das pessoas acreditando que empresas devem promover justiça social, integrar diversidades nas estratégias não é apenas ético, mas também um diferencial competitivo.
4. Inovação nas redes sociais
A batalha por engajamento está mais acirrada. Para recapturar a atenção perdida, é preciso ir além do básico: mais criatividade, personalização e experiências imersivas para cativar os consumidores.
5. Adaptação às mudanças populacionais
Com taxas mundiais de natalidade em queda e mudanças nos arranjos familiares, o futuro exige foco na compreensão de novos perfis de consumidores para a captura de maiores fatias de mercado.
6. A força do vídeo
O vídeo continua sendo o rei do conteúdo, mas é preciso dominar as múltiplas plataformas — streaming, TV aberta, redes sociais — e explorar formatos para garantir a eficiência dos investimentos.
7. Comunidades de criadores: um atalho para a confiança
Influenciadores e criadores de conteúdo continuam sendo pontes fundamentais entre marcas e consumidores. Colaborações bem estruturadas podem amplificar engajamento e lealdade.
8. Expandir os iimites da inovação
Experimentar novas categorias de produtos ou reinventar serviços tradicionais abre caminhos para o crescimento. Em um mercado saturado, diferenciar-se é questão de sobrevivência.
9. Transmissões ao vivo em alta
O live commerce, que já faz sucesso na China, tem potencial global. Combinar entretenimento e compras em tempo real promete transformar o modo como consumidores se conectam às marcas.
10. Redes de mídia de varejo: o futuro da personalização
As Retail Media estão redesenhando a experiência de compra com anúncios ultra segmentados, presentes em sites, aplicativos e displays nas lojas. A precisão nos dados garante campanhas mais eficazes e lucrativas.
Fontes: Portais Meio e Mensagem e Promoview