Ciência de dados impulsiona operação e gestão de negócios
Os negócios vivem um momento em que os canais físicos de vendas estão diminuindo sua margem de contribuição para os negócios, enquanto os canais digitais vêm ganhando relevância. “Este cenário torna a transformação digital cada vez mais necessária para os negócios”, afirma Gilberto Volpe, sócio diretor da Advisia Analytis. Volpe participou da Jornada de Conhecimento ExpoGestão falando para um grupo de executivos sobre “Aceleração, eficiência e decisão assertiva de negócios com uso de ciência de dados”.
No começo de sua explanação, o diretor da Advisia abordou os três principais fatores que tornam a transformação digital difícil de ser implementada. O primeiro é a falta de objetivos definidos; o segundo, a escassez de recursos e o terceiro é a falta de cultura de data driven – problema que acontece não apenas nas empresas familiares, mas também em corporações de grande porte. “Antes a decisão era tomada apenas no feeling; ele não deve ser descartado, mas tem que estar alinhado com dados. Quando combina estes dois universos o negócio prospera”, diz.
Segundo Volpe, os pontos que dificultam a transformação digital podem ser solucionados com o apoio de uma consultoria. “A consultoria respira análise de mercado – e por isso pode ajudar a definir objetivos; a escassez de recursos pode ser apoiada com network dos consultores e quando se fala de data driven, a consultoria vive de dados”.
Casos práticos de aceleração na jornada de transformação digital
Precificação dinâmica
Realizada para um varejista de moda com 30 mil skus. Com uso de ciência de dados foi feita uma análise de sazonalidade e foram empregados modelos de machine learning para implementar precificação dinâmica no site, aumentando a receita em 11% e o lucro bruto em 8,3%.
Mensuração de Campanha
Este case foi realizado para um grande player de distribuição de petróleo, que não tinha metodologia para mensurar suas campanhas de marketing. A automatização das mensurações de campanhas via cloud computing permitiu a realização de medições confiáveis e automatizadas, possibilitando a tomada de decisão ao longo da campanha.
Segmentação de clientes
Realizada para um cliente do setor financeiro, incluiu uma ampla avaliação do ciclo de vida de portadores de cartão de credito e a realização de campanhas educativas e de endomarketing para a adequação do método de pagamento. Também foram desenvolvidos modelos de propensão para identificação de ações assertivas e realizado um plano de ação junto com os funcionários da agencia bancária.
Otimização de logística
Este case teve como cliente uma concessionária de rodovias e adotou a tecnologia Digital Twin. Foi feita uma análise do histórico de ocorrências e categorização por tipo de especialização, mapeamento das principais variáveis que influenciavam o modelo de atendimento, desenvolvimento de um simulador de ocorrências e implementação de uma nova configuração de oferta. O projeto permitiu identificar a necessidade de veículos por especialização e reposicioná-los ao longo da rodovia, reduzindo a infraestrutura de atendimento e aumentando o nível de serviço em 5%.
Otimização de mão de obra
Aplicado em uma empresa de gestão de estacionamento para montar a escala de funcionários. Foi feita a clusterização das garagens, considerando tipos de turnos e horários de funcionamento, bem como análise visando reduzir a redundância de cargos de gestão, definição de KPIs de performance e desenvolvimento de dashboard para controle. O resultado da modelagem de otimização proposta foi uma redução potencial de 5% no número de funcionários.
Crawler
Feito para uma grande rede de fast food, foi aplicado um Crawler (robô que simula um ser humano navegando na internet) para fazer a coleta de dados em sites e aplicativos de competidores. A implementação da ferramenta permitiu acompanhar dados dos aplicativos de competidores em tempo real e por ponto de venda.