Para responder a esta pergunta, é interessante voltar um pouco mais de duas décadas no tempo e lembrar como a Tecnologia da Informação ingressou no dia a dia das empresas. “Naquela época a necessidade de uso era muito pequena. TI era usada por empresas grandes, em setores específicos, especialmente aqueles que lidavam mais com números: folha de pagamento, contabilidade, contas a pagar e a receber. No restante da empresa existia toda uma cadeia produtiva, uma área de vendas e outros setores que tinham vida própria”, conta Rafael Cardoso, Cloud Product Manager da Sercompe.
O tempo passou, a tecnologia foi ampliando seu espaço nas corporações e hoje não existe área em que ela não esteja incluída, tampouco segmento da economia onde problemas de TI não afetem diretamente o negócio. “A Tecnologia da Informação deixou de ser uma área opcional, de apoio, para ser fator diferencial, que impacta a competitividade dos negócios”, diz Cardoso. Na atual configuração do mundo dos negócios, TI está junto com a área estratégica da empresa e é comum que direcione toda e qualquer iniciativa de mercado. “Empresas que levam TI ao lado da decisão se destacam como empresas mais alinhadas à necessidade do mercado e conseguem responder mais rápido a um incidente ou atender com mais agilidade uma demanda dos consumidores”.
A aceleração da transformação digital para viabilizar o trabalho remoto durante a pandemia foi mais uma oportunidade para mostrar a relevância da Tecnologia de Informação no mundo moderno. “80% a 90% dos investimentos realizados pelas empresas foram nesta área, pois não existia capacidade computacional para comportar todos os acessos remotos saindo das casas de milhares de colaboradores para conectar na infraestrutura da empresa para poder trabalhar”. Durante este período, vários processos saíram do papel e se tornaram digitais, como assinaturas, protocolos e troca de documentos…
Quando se fala de infraestrutura de TI, é importante destacar que ela vai muito além do hardware. Software, governança, componentes de segurança também fazem parte da solução de Tecnologia de Informação para habilitar as necessidades de um negócio. Segundo Cardoso, é uma tendência contratar a entrega de um ambiente onde a empresa possa fazer negócios. “As empresas que estão obtendo o maior sucesso estão tomando decisões relacionadas a contratar toda a infraestrutura numa modalidade de serviços que permita acompanhar todas as curvas do negócio e não adquirir os equipamentos e lidar com eles dentro de casa”, destaca.
A forma de gerenciamento da TI é outro aspecto que precisa ser avaliado pelas empresas, considerando que a tecnologia evolui com uma velocidade muito grande e que existe dificuldade dos consumidores de estar atualizado quanto às funcionalidades e formas de operação. Na opinião de Cardoso, os times internos têm que estar focados nos negócios da empresa, por isso o ideal é a busca de um parceiro atualizado com relação as tecnologias existentes, para ajudar a empresa a extrair o máximo da infraestrutura adquirida. “As empresas que optam por este caminho aceleram muito a sua curva de aprendizado”, diz.
A Sercompe tem o know how de entender a necessidade do cliente, desenvolver um projeto específico que seja modular, flexível, alinhado a necessidade do negócio, implementar a solução e fazer a sustentação para corrigir possíveis necessidades de desvio de curso que as empresas tem a todo momento. “Temos um time multidisciplinar, focado na gestão destes ambientes, que consegue apoiar o cliente a extrair o máximo da tecnologia que ele adquiriu”, conclui Cardoso.