As sanções da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) passaram a valer em agosto, mas a adaptação ainda é lenta entre as empresas, de acordo com a pesquisa da RD Station, em parceria com a Manar Soluções em Pesquisa e Eduardo Dorfmann Aranovich e Cia. Advogados. Das 997 empresas entrevistadas, 93% dizem conhecer a lei, 68%, já conhecem ou estão se informando e apenas 15% se consideram prontas ou na reta final de preparação para a entrada em vigor das sanções. E o que mais preocupa: 19% não fizeram nenhuma adequação até o momento.
A LGPD é a lei nº 13.709, aprovada em 2018 e em vigor desde setembro de 2020. A Lei afeta diferentes setores e serviços, das compras on-line a redes sociais, de hospitais a bancos, de escolas a teatros, de hotéis a órgãos públicos, da publicidade à tecnologia.
Com a padronização de normas e práticas, a nova lei pretende criar um cenário de segurança jurídica e de forma igualitária para todo o país. Não importa se a empresa está localizada no Brasil ou no exterior: se houver processamento de dados de pessoas que estão no território nacional, a LGPD deve ser cumprida.
Um dos pontos principais da LGPD diz respeito ao consentimento do cidadão para utilização dos seus dados pessoais por terceiros. Somente ele pode autorizar que suas informações sejam usadas, por empresas e órgãos públicos, na hora da oferta de produtos e serviços, sejam gratuitos ou não. Em caso de crianças e adolescentes, o consentimento deve ser dado pelos pais ou responsáveis.
A lei também traz garantias ao cidadão, que pode solicitar que dados sejam deletados, revogar um consentimento, transferir dados para outro fornecedor de serviços ou acessar dados pessoais conservados que lhe digam respeito, por exemplo. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) é a instituição que vai fiscalizar a LGPD. Cabe a ela as tarefas de regular e de orientar, preventivamente, sobre como aplicar a lei.
Aumento da competitividade
Mais do que uma legislação – onde as multas podem chegar a R$ 50 milhões por evento, limitadas a 2% do faturamento – a nova lei é uma oportunidade para elevar o nível de competitividade das empresas. Com a proteção de dados, as empresas têm a chance de fidelizar clientes e proteger seu negócio de futuras sanções administrativas ou judiciais por algum descumprimento da lei.
Também é uma oportunidade para melhorar a reputação e a imagem da empresa diante do mercado, destacando-se junto à concorrência ganhando mais credibilidade e fortalecendo as relações comerciais.
Kaspersky disponibiliza estudo sobre os impactos da LGPD e solução de treinamento corporativo com módulo exclusivo para LGPD
Independentemente do tamanho da empresa, ela deve estar em conformidade com a nova lei. Para oferecer mais informações sobre a LGPD, a Kaspersky, empresa internacional de cibersegurança e privacidade digital, disponibiliza o estudo “Entendendo os impactos da LGPD com treinamento e conscientização”, produzido por Luciano Ramos, Gerente de Pesquisa e Consultoria da IDC Brasil. O documento, patrocinado pela Kaspersky, oferece informações para as empresas que desejam ampliar seu entendimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para assegurar que estejam cumprindo adequadamente seus requerimentos, evitando sanções sobre seus negócios. Para acessar a pesquisa, clique aqui https://go.kaspersky.com/lgdp-idc.html.
Considerando a equipe interna, quadro de colaboradores e funcionários como fortes aliados no combate a ameaças de cibersegurança a Kaspersky oferece uma solução de treinamento para melhorar as práticas internas de proteção com diversos módulos de cibersegurança e um exclusivo sobre LGPD. A Kaspersky Awareness Security Automated Platform é uma solução que certamente ajudará as empresas a se prepararem e entrarem em conformidade mais rapidamente com a lei. Mais informações aqui http://kas.pr/lgpd-asap
A detalhada inteligência de ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky se transformam em soluções e serviços de segurança para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores em todo o mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui proteção de endpoints superior e inúmeras soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários são protegidos pelas tecnologias da Kaspersky, e ajudam a 270 mil clientes corporativos a proteger o que é mais importante para eles.
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Para acessar o estudo “Entendendo os impactos da LGPD com treinamento e conscientização”, CLIQUE AQUI
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