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Como o metaverso vai influenciar a gestão do seu negócio

Desde outubro de 2021, quando a empresa controladora do Facebook alterou seu nome para Meta com o objetivo de apostar no metaverso, este termo vem ganhando a cada dia mais espaço nos meios de comunicação e nas mídias sociais.

O interesse se justifica pelo tamanho da oportunidade que a nova tecnologia representa. Segundo a Bloomberg Intelligence, o mercado em torno do metaverso pode atingir US$ 800 bilhões (cerca de R$ 4,5 trilhões) até 2024.

O metaverso é um ambiente digital em que as pessoas interagem por meio de avatares customizados em 3D, usando tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e realidade mista. Essa interação acontece em plataformas criadas para esta finalidade ou por meio de ferramentas que mesclam elementos da realidade com o mundo virtual.

Diferente da internet de hoje, onde apenas navegamos, no metaverso podemos fazer coisas como socializar com colegas, participar de eventos, visitar locais e realizar compras de produtos físicos e virtuais.

Plataformas de metaverso – que têm exemplos nos jogos Fortnite, Roblox e Minecraft – já estão sendo desenvolvidas por grandes players de tecnologia, como Facebook e Microsoft.  Smartphones e computadores mais potentes, projetores e óculos de realidade aumentada e internet 5G são requisitos importantes para que o metaverso se torne uma tecnologia dominante entre nós.

Experiência e negócios

Engajar o consumidor, proporcionando experiências personalizadas e criar um novo e atrativo espaço de vendas. Estas são algumas das formas como o metaverso vai influenciar a gestão do seu negócio. Algumas empresas tem iniciativas que mostram o que se pode esperar deste futuro.

A Nike criou uma plataforma de interatividade dentro do universo do jogo Roblox para permitir que os fãs se conectem, criem e compartilhem experiências. O local conta com edifícios e campos inspirados no escritório central da empresa e tem arenas para que a comunidade possa usar roupas da marca e praticar exercícios físicos em vários minijogos.

Assim como a Nike, grandes marcas da moda estão desenvolvendo produtos para serem vendidos em jogos que utilizam o conceito do metaverso para promoção publicitária, experiência de marca e comercialização.

A Lego e a Epic Games estão se unindo para construir um metaverso para crianças. A ideia é criar um espaço voltado para toda a família, que priorize a segurança e a privacidade das crianças e que capacite o público com ferramentas que lhe deem o controle sobre sua experiência digital. O conceito do Metaverso também foi utilizado no lançamento do o iX, o SUV elétrico da BMW. O ambiente permitiu a realização de um test-drive virtual durante a apresentação do veículo, reproduzindo todos os recursos do mundo real. A estratégia de lançamento também incluiu o acesso a um showroom virtual, que proporcionou aos clientes conhecer as diferentes versões do modelo e configurar o carro em 3D.

Unindo os mundos físico e virtual, a Coca-Cola Creations lançou seu primeiro sabor de refrigerante inspirado no metaverso: a Coca-Cola Zero Sugar Byte, que ofereceu experiências exclusivas aos consumidores.As latas, com design em pixels e cores vivas e metálicas, quando escaneadas, dão acesso a experiências em Realidade Aumentada (AR) e em games com estímulos sensoriais.

Curiosidades

  • Embora seja uma tendência atual, o termo Metaverso foi criado pelo escritor Neal Stephenson no livro de ficção científica “Snow Crash” (1992). A história envolvia um universo virtual em 3D onde pessoas reais poderiam ter vidas completamente diferentes das do mundo real.
  • A experiência mais antiga de Metaverso ocorreu em 2003, no ambiente virtual Second Life. Na época, a limitação tecnológica prejudicou a consolidação do projeto.

Para saber mais sobre este tema, acesse:
Forbes Brasil
Economia UOL