conexões essenciais 10 a 12 de junho

07/02/2025

Virei líder. E agora?

Qual a maior dificuldade em delegar tarefas para seus subordinados? Os gestores precisam ter um posicionamento mais estratégico para pensar nos processos e nos objetivos. Segundo a mentora de liderança, Bárbara Costa, liderados costumam exercer uma posição mais operacional, de executor de tarefas. Ao assumir o novo cargo de liderança, é preciso alterar a forma de pensar e agir.

“Quando você é executor, é automático realizar suas atividades. E quando você vira líder, precisa desapegar dessa programação para focar nos processos internos e gestão de pessoas. Entender quais as motivações das pessoas e o que elas querem para o futuro gera identificação entre o gestor e a equipe, explica o diretor de vendas do Indeed no Brasil, Lucas Rizzardo.

É preciso ter uma comunicação aberta e, principalmente, mostrar porque chegou ali. Também é necessário transparência por parte do líder. É normal sentir-se inseguro ao assumir a nova posição. Para ganhar mais confiança, converse com quem já conhece a caminhada.

Entre as habilidade que devem ser aprimoradas ou desenvolvidas pelos chefes estão: a comunicação bem trabalhada evita falhas de entendimento; ouvir as necessidades dos colaboradores e quais as dificuldades deles é essencial para os líderes; ter a capacidade de se posicionar, defender suas prioridades, além da tomada de decisões difíceis.

FONTE: Folha de São Paulo – 03-02-25

Não deixe de ler também:

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Rotatividade recorde de colaboradores exige soluções estratégicas

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

Conexões no ambiente de trabalho fazem bem para a saúde individual e dos negócios

BAIXE NOSSO APLICATIVO

Fique por dentro da ExpoGestão

App ExpoGestão

Patrocínio

Apoio Automotivo

Apoio de Comunicação

Apoio de Mídia

Escola de Negócios

Colaboração

Apoio Empresarial

Apoio Oficial

Entidades Parceiras

Realização