Voltar 14 de Maio de 2019
  • ExpoGestão

  • ExpoGestão min

Equações impossíveis exigem criatividade

 

O dia a dia, seja no trabalho seja nas relações pessoais, é cheio de desafios que formam as “equações impossíveis”. Para resolvê-las, exige-se muita criatividade. “Os líderes devem ter a capacidade de fazer abstrações, de ver as possibilidades que as incertezas trazem”, resume Oscar Motomura, CEO do Grupo Amana-Key, coordenador-geral do APG – Programa de Gestão Avançada Amana-Key e primeiro palestrante da 17ª edição da Expogestão.

Renomado profissional da área de gestão, Motomura influenciou, nas últimas décadas, mais de 500 das maiores empresas do Brasil, nacionais e multinacionais, de variados setores, como Fiat Chrysler, Magazine Luiza, Johnson & Johnson, O Boticário, Embraer e Banco do Brasil.

Motomura iniciou a carreira aos 16 anos como office boy em um banco multinacional, em São Paulo; aos 26 já era diretor da empresa. Voltado à inovação, fundou a Amana-Key, empresa que se tornou referência no país em educação executiva e consultoria em gestão, estratégia e liderança.

Em sua palestra, Oscar Motomura elencou pontos importantes no esforço de vencer as tais “equações impossíveis”, começando pela capacidade de fazer abstrações. “Até uma pergunta do filho de 5 anos pode inspirar, assim como a cena de um filme. O dia a dia fornece ideias o tempo todo. Tudo é uma questão de prática, como artes marciais ou música. É essencial desenvolver refinadamente a capacidade de fazer abstrações.”

O palestrante ilustrou este ponto com o exemplo da Estônia, que em 2008 resolveu o problema do lixo poluindo as florestas a partir da iniciativa de um cidadão. “O que o governo – detalhou – levaria anos para fazer, a um custo de alguns milhões de euros, resolveu-se em um dia, ao custo de meio milhão de euros, graças à iniciativa individual, transformada em esforço coletivo.” No caso estoniano, entrou na resolução da equação outro ponto importante, que é o mutirão como gabarito. “A iniciativa – reforçou o palestrante – provocou engajamento pela solução.”

Do mutirão, o quadro segue para o termo “agorismo”, ou seja: resolver já. “É o oposto de futurismo, que aposta nos planos muito elaborados. Agorismo significa menos planos e mais ação”, explicou Motomura. A ilustração apresentada por ele foi o episódio do acidente nuclear em Fukushima, no Japão: “Um cidadão queria notícias de familiares que estavam na cidade. Iniciou um esforço, via internet, que se transformou na maior rede mundial de monitoramento de pontos de radiação no planeta”.

“Quer vender uma ideia? Não vá à cúpula, convença lateralmente, reúna o maior número de pessoas em mutirão, até que a ideia seja uma solução irreversível.” Assim Motomura ilustrou o conceito de “transcendência do hierárquico”. Numa empresa, por exemplo, é mais fácil vender uma ideia à cúpula depois de convencer o maior número possível de colegas.

Por isso, é necessário que os líderes entendam de gente: “É preciso criar contextos que libertem a criatividade. A gestão de mudanças e transformações requer competências sociais e políticas, numa tomada de consciência em elevação contínua, visando ao bem comum. Ver a cidade dentro do estado, mas também nos contextos nacional e mundial. Importar-se com todos os seres vivos”.

Por fim, Motomura destacou a importância de desenvolver o senso de julgamento: “É a sabedoria por trás de cada decisão”.


Autor

ExpoGestão

Ao longo de 18 anos, a ExpoGestão se consolidou como um dos mais renomados encontros empresariais do Brasil. A ExpoGestão se converteu em uma plataforma de soluções, mantendo nosso DNA: uma curadoria primorosa, que sente as alegrias e dores do gestor brasileiro e lhe traz, sob medida, os conteúdos mais relevantes, instigantes e inspiradores – de saúde mental a transformação digital, do novo papel da liderança a cenários político-econômicos, de inovação a estratégia.


Experimente nossa plataforma. São mais de 50 vídeos para você se inspirar


Saiba Mais

Conteúdos Relacionados

Não há postages relacionadas.

Outras Postagens

Patrocínio:




Entidades Parceiras:

Apoio de Mídia:

Realização:

Parceiros:

Franke
Michael Page
kpmg
Qlik
Toccatto
Target
Sercompe
Silva Santana & Teston
Moore
Sympla
Hype50+
Aylmer
Instituto Cliente Feliz
Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
Mandelli & Logiggio
By the Bed
Tendências
SEBRAE
Oxford Porcelanas
STRAUSS

ExpoGestão o caminho para a mudança começa agora

Nosso objetivo é trazer a inspiração necessária a tempos de incerteza e adaptação, com as boas práticas no mercado, para construir a liderança de que o mundo precisa.

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende" Leonardo Da Vinci