O sucesso de uma liderança passa pela aplicação dos princípios ESG. A conclusão é dos executivos Rodrigo Visentini, gerente geral e vice-presidente de Marketing Nutrition Brasil na Unilever, e Estevan Sartoreli, cofundador e co- CEO da Dengo Chocolates, debatedores no painel “Por que trazer o ESG à mesa do CEO é vital ao seu negócio”, pauta do Congresso da ExpoGestão
2023.
Sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance“, ou ambiental, social e governança, o conceito se define como “um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Trata-se de uma forma de medir o desempenho de sustentabilidade de uma organização”.
Precisamos de propósito
Estevan Sartoreli abriu sua palestra com uma exortação: “Precisamos repensar tudo. Por que existimos, por que fazemos, o que fazemos, como fazemos, quem somos como líderes, nossa noção de tempo, nossa definição de sucesso… Precisamos de propósitos. Nunca nos faltaram tantos propósitos, algo que nos dá importância, sentido à vida”. Para ele, não basta conhecer o propósito, mas entender como os propósitos individuais se entrelaçam com os de uma organização: “Precisamos ser gestores de cuidado, cuidar uns dos outros”.
Passando esses conceitos para a Dengo Chocolates, Sartoreli detalhou a atuação da empresa e como ela aplica o conceito ESG no dia-a-dia. “Procuramos desenvolver uma cadeia cacau-chocolate mais justa e sustentável. Um dos passos é valorizar quem produz, gerando renda digna, principalmente aos pequenos e médios produtores.”
Outra preocupação é oferecer um produto mais saudável, com mais cacau e menos açúcar. “A composição normal de um chocolate tem muito açúcar, e hoje os níveis de sobrepeso e obesidade são alarmantes”, justifica. Outra preocupação é com o E da sigla ESG: o ambiente. “Temos mais de 20 mil hectares de floresta preservada, e quase zeramos o nível de desflorestamento. Nossas embalagens são cem por cento recicláveis e valorizamos a venda de produtos a granel. A Dengo Chocolates se pauta por respeitar, inspirar e conservar”.
Pilares da ESG
Enquanto a Dengo Chocolates é uma nova e pequena empresa brasileira, a Unilever é uma tradicional gigante multinacional. Ambas têm em comum a aplicação dos princípios ESG, cada uma adequando-os a sua realidade. A Unilever, por exemplo, definiu pilares, especialmente na questão ambiental. “Nossos pilares – detalha Rodrigo Visentini – são a redução de resíduos, gerando o mínimo possível e utilizando embalagens recicláveis e recicladas. Afinal, o melhor resíduo é aquele que não é gerado.”
Outro pilar é o cultivo sustentável e a agricultura regenerativa. “A Mata Atlântica
só tem 8% de sua área original; então, precisamos preservar o que resta e utilizar a terra de forma racional.”
Critérios nutricionais, nutrição positiva e combate ao desperdício completam os pilares da Unilever. “Hoje, no mundo, há mais comida sendo jogada fora do que pessoas passando fome. É urgente mudar essa realidade, e isso depende de empresas e gestores engajados, entendendo que ESG não é moda, mas uma necessidade”, conclui Visentini.