
Um relatório da Intelligent.com, plataforma especializada no futuro do trabalho, revelou que 60% dos gestores norte-americanos demitiram recém-formados contratados nos últimos meses. A pesquisa, realizada com quase 1.000 líderes nos Estados Unidos, indica que as falhas da turma de 2024 podem comprometer as chances de contratação dos próximos graduados.
Os líderes também relataram desafios concretos, como atrasos frequentes, vestimenta inadequada para o ambiente corporativo, uso de linguagem informal em situações profissionais e dificuldades para lidar com a carga de trabalho. Mais da metade dos gestores acredita que os recém-formados não estão preparados para o mercado, e 20% afirmam que eles não conseguem acompanhar as demandas da empresa.
Outros motivos incluem: falta de profissionalismo, desorganização e habilidades de comunicação deficientes. Os líderes também relataram desafios concretos: atrasos frequentes no trabalho e em reuniões, roupas inadequadas para o escritório, linguagem informal em ambientes profissionais, dificuldade em lidar com a carga de trabalho, mais da metade dos gestores concluiu que os recém-formados não estão preparados para o mercado. Além disso, 20% afirmam que eles não conseguem acompanhar as demandas.
O conselheiro de educação e desenvolvimento de carreira da Intelligent, Huy Nguyen, orienta que os jovens sejam proativos, façam perguntas inteligentes, busquem feedback. “Construa uma reputação de confiança, mantendo uma atitude positiva, cumprindo prazos e se voluntariando para projetos, até mesmo aqueles fora da sua área imediata de responsabilidade”, conclui.
FONTE: Estadão – 01/02/25